Campanha Nacional Multivacinação e contra Poliomielite inicia em outubro

infosul
Foto: reprodução

Entre os dias 5 e 30 de outubro ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 14 anos de idade. O dia 17 de outubro foi escolhido como o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa da campanha nas Unidades Básicas de Saúde do município e na Policlínica Central.

Os serviços deverão obedecer às diretrizes sobre distanciamento social, para evitar a transmissão local pela Covid-19, além de outros fatores, como realizar a administração das vacinas em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência.

A campanha contra a poliomielite será indiscriminada na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos - 4 anos 11 meses e 29 dias - com a Vacina Oral Poliomelite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomelite (VIP) do esquema básico.

Além disso, crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas seletivamente com a VIP conforme o calendário. Já em relação a multivacinação o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico, já que o foco é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Por fim, um lembrete: pais, não esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos seus pequenos.

Ambas ações buscam diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das enfermidades. “É um compromisso de todos cuidar e proteger dos pequenos e adolescentes”, reforça Shaiane Salvador da Luz, enfermeira da coordenação da Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde.

× Fale com o Infosul