Construção da ‘Praça do avião’ deve ser finalizada em quatro meses

infosul
Foto: divulgação/PMT

Os trabalhos para a construção da Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, no bairro Vila Moema, em Tubarão, estão em ritmo acelerado. A limpeza do terreno ao lado da pista de skate, próximo à avenida Afonso Pena e rua Manaus, já teve início na semana passada. A expectativa é que a obra seja concluída em quatro meses.

Como já é conhecida, a “Praça do Avião” relembrará um pouco da história da Cidade Azul, que até a década de 70 abrigava um aeroporto naquele local. De acordo com o projeto, a construção terá um espaço para lazer bastante arborizado e com uma aeronave exposta – como um monumento – no centro da praça.

O avião foi cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB), que acatou ao pedido do deputado federal Coronel Armando. A praça terá um investimento de R$ 317.284,13.

Curiosidades do aeroporto

Segundo pesquisas do escritor Ramires Linhares, o ato inaugural do aeroporto ocorreu no dia 21 de janeiro de 1951. As primeiras aeronaves e pousar no local foram dois aviões Douglas DC-3 da VARIG, que vieram de Porto Alegre trazendo a bordo diretores da companhia e outras autoridades. De Florianópolis vieram os PT 15 e PT 19. Do aeroclube de Santa Catarina, o piloto civil Adamastor Pereira Gomes, pilotando um “Teco-teco”. O juiz Newton Varela veio com seu avião particular. Um DC-3 da TAC trouxe o governador Aderbal Ramos da Silva, o diretor da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, Osvaldo Pinto da Veiga, outros diretores da CSN, secretários de Estado, desembargadores, juízes, diretores da TAC e jornalistas. Os discursos de inauguração ficaram por conta do governador do Estado Aderbal Ramos da Silva, o comandante da Base Aérea de Florianópolis, capitão Nelson Asdrúbal Carpes, o prefeito Francisco Carlos Régis e outras autoridades.

No dia 7 de março de 1951, o aeroporto bateu seu recorde de movimento, até então. Naquele dia pela VARIG, aqui desembarcaram vindos do Sul, 6 passageiros e do Norte, 7. Embarcaram para o Sul,11 e para o Norte, 10. Pela TAC foram 8 vindos do Norte e 12 do Sul. Embarcaram 19 para o Norte e 20 para o Sul. Assim, o movimento de 93 passageiros em um único dia, ganhou as páginas dos jornais.

Foto: José Warmuth. | Avião da Varig, Aeroporto de Tubarão, 1964.
× Fale com o Infosul