Municípios realizam ‘Dia D’ de vacinação neste sábado

infosul
Foto: reprodução

Em busca de efetivar e conscientizar a importância da vacina em crianças e adolescentes, assim como, alertar sobre a saúde da mulher, neste fim de semana ocorre em todo o país o Dia D de vacinação.

Até o próximo dia 30 todo o país está em Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e, ao mesmo tempo, Campanha Nacional de Multivacinação para as crianças e adolescentes. Desta forma, as mobilizações pretendem reforçar a importância da saúde imunológica das crianças, através de incentivo a atualização das carteirinhas de vacinação.

Em Tubarão, durante o sábado, dia 17, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8 às 17 horas, para a realização de preventivos, com agendamento prévio, e as que possuem sala de vacina, para atualizar as cadernetas de vacinação.

Para a campanha da poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos e visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país. Já para a multivacinação, é frisada para todas as crianças e adolescentes que precisem atualizar alguma dose atrasada e não há meta específica. Para se vacinar, os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança e estarem utilizando máscara, assim como as crianças, se possível.

Em alusão a essas campanhas, também no sábado, mas somente na Cidade Azul, acontecerá o dia “D” de mobilização em parceria com o Outubro Rosa. Neste dia, todas as UBS estarão abertas para a realização dos preventivos, esses que são agendados previamente para evitar aglomeração. As interessadas devem procurar as unidades e agendar o exame.

× Fale com o Infosul