Patrícia Pozza: O que é saúde mental?

Escrever em um portal de notícias é uma alegria, ainda mais quando se tem a possibilidade de escrever sobre o que se gosta e acredita, estendendo a atuação profissional para a comunidade, levando a saúde mental para perto das pessoas, solidificando a ideia de que grande parte da satisfação na vida vem em viver bem consigo e com o outro. Agradeço ao Infosul pela oportunidade e começo com uma reflexão: o que é saúde mental?

O conceito de saúde mental envolve o ser humano em seu todo, ou seja, para que haja saúde mental, são levadas em conta as características físicas, psicológicas e sociais da pessoa, além do contexto social em que está inserida. E a sua fase de desenvolvimento (criança, adolescente, adulto, idoso). A saúde mental é como um equilíbrio dinâmico que resulta da interação do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente que o rodeia, envolvendo as pessoas e a natureza.

Esse equilíbrio pode ser percebido como a capacidade de se sentir bem consigo mesmo e na relação com os outros. É ter a capacidade de lidar de forma positiva com os problemas, confiando em si e nos que lhe dão apoio social e afetivo, embora tenha consciência de que futuramente possam vir adversidades.

Portanto, saúde mental não é a ausência de doenças, problemas mentais e psíquicos, mas a percepção e consciência dos mesmos e a possibilidade pessoal e/ou coletiva de solucioná-los, de modificar e de intervir sobre eles. Para a boa saúde mental é importante que se leve em conta algumas orientações:

- não se isole;
- reforce os laços familiares e de amizade;
- diversifique os seus interesses;
- mantenha-se intelectual e fisicamente ativo;
- e consulte um profissional psicólogo ou psiquiatra quando identificar sinais ou sintomas de perturbação emocional.