80% dos leitos de UTI reservados para o tratamento de pacientes com Covid-19 estão ocupados na Amurel

Foto: reprodução/ilustrativa

Nas últimas 24 horas, 81 pacientes testaram positivo para Covid-19 em Tubarão. O número de novos casos da doença tem chamado a atenção das autoridades de saúde em toda a Amurel nesses últimos dias. Dos 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – SUS ou adquirido por município – disponíveis para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus, 29 estão ocupados.

Nesta terça-feira, 17, o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em Tubarão, o Hospital Socimed também atingiu lotação máxima nos leitos de terapia intensiva. Já o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) fechou o dia com 80% dos leitos de UTI em uso. Isto é, apenas dois leitos estão disponíveis para o tratamento de pacientes infectados com a Covid-19. Em Imbituba, cinco dos 10 leitos de UTI disponíveis também estão ocupados.

“Nós estamos bastante preocupados. Peço a todos que continuem usando máscaras, respeitem o distanciamento social e, principalmente, usem álcool em gel. Não estamos em uma segunda onda da doença, mas sim na continuidade da primeira. É importante que cada um faça o seu papel”, afirma o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol.

Os dois setores de enfermaria Covid-19 do HNSC estão ocupados com 60% e 87%, respectivamente. Já o Hospital Socimed, fechou a terça-feira com 53% de ocupação na enfermaria especial, enquanto o Hospital São Camilo, em Imbituba, sete pacientes estão em isolamento. Esses números, entretanto, são de pacientes confirmados e/ou suspeitos para a doença.

Nesta quarta-feira, 18, uma nova matriz de risco potencial deve ser divulgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Diante das informações do boletim, novas medidas de combate ao vírus deverão ser discutidas. “Estamos intensificando as ações na Fundação Municipal de Saúde para o atendimento e cobrando que os serviços de saúde do nosso município também intensifiquem essas ações”, afirma o diretor.

A Amurel soma 242 mortes provocadas por covid-19: Tubarão (106), Laguna (22), Braço do Norte (21), Capivari de Baixo (17), Imbituba (16), Gravatal (9), Jaguaruna (9), Imaruí (7), Armazém (6), São Ludgero (5), Pescaria Brava (5), Pedras Grandes (5), Sangão (4), São Martinho (3), Rio Fortuna (3), Grão-Pará (2), Santa Rosa de Lima (1) e Treze de Maio (1).