O Hercílio Luz foi derrotado pela Chapecoense por 1 a 0 na tarde desta sexta-feira, dia 11, na Arena Condá, e ficou com a segunda colocação do Campeonato Catarinense Sub-20. No jogo de ida, em Tubarão, as equipes haviam empatado em 3 a 3.
O gol do título foi marcado pelo atacante Lucas Alves, artilheiro da competição com 16 gols marcados.
Finalista das duas competições disputadas em 2022, o Leão do Sul se despede da temporada 2022 e concentra suas atenções na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece em janeiro. O Hercílio está no grupo 29, com sede em Osasco.
Ano mágico
O investimento feito pelo Hercílio nas categorias de base teve retorno logo no primeiro ano de parceria com os gestores que assumiram o clube no ano passado. O sub-20 do Hercílio chegou na decisão das duas competições disputadas na temporada: Copa Santa Catarina e Campeonato Catarinense.
No primeiro semestre, a equipe foi comandada pelo técnico Filippe Mattos, hoje no Náutico. O treinador deixou o clube após a decisão da Copa Santa Catarina. Ariel Lanzini assumiu e manteve o nível e conduziu à equipe ao principal objetivo do ano: a classificação para a Copinha 2023.

Foco na Copinha
O sub-20 colorado não terá muito tempo de descanso após o fim da temporada 2022. O foco passa a ser a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A reapresentação do elenco está agendada para o dia 24 de novembro.
A viagem para São Paulo ainda não tem data marcada, mas a equipe tubaronense já conhece o seu grupo e a sede. O Leão do Sul está no grupo 29 ao lado de Audax (SP), Vasco (RJ) e Capital (TO). Os jogos serão realizados no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.
A tabela de jogos deve ser divulgada em breve.
O JOGO
O primeiro tempo do jogo de volta da decisão do Estadual foi marcado pela pouca criatividade das equipes na Arena Condá.
Em uma das únicas oportunidades que teve, a Chape não desperdiçou. Aos 34 minutos, o atacante Lucas Alves, artilheiro da competição, arriscou chute de longe e acertou o canto do goleiro João Braga. Foi o 15° gol dele no Estadual. CHA 1×0 HER
Precisando de dois gols para ficar com o título, o Hercílio Luz teve o domínio dos 15 primeiros minutos da etapa final e assustou duas vezes o gol defendido pelo arqueiro Gabriel. Gusso e Marcus Vinícius finalizaram de longe, mas a bola foi para fora.
Aos 21, o técnico Ariel Lanzini foi expulsão por reclamação.
Em vantagem, a Chapecoense administrou o resultado para ficar com o troféu e a vaga na Copa do Brasil Sub-20 da próxima temporada. Antes do apito final, o Hercílio ainda teve dois jogadores expulsos.

FICHA TÉCNICA – CHAPECOENSE 1×0 HERCÍLIO LUZ
Campeonato Catarinense Sub-20 2022 – final (volta) – ida: 3×3
Estádio: Arena Condá (Chapecó-SC)
Data e hora: 11/11/2022 (sexta-feira) – 15 horas
Árbitro: Samuel Soares
Assistentes: Deise Genoefa Bellaver e Michel Bavaresco
Público (renda): entrada gratuita
Cartões amarelos: Matheus Campos (HER), Gerson (CHA), Calebe (CHA), Gabriel Eugênio (HER) e Kaike (HER)
Cartões vermelhos: Diego (HER) e Gabriel Eugênio (HER)
GOLS: Lucas Alves (CHA) 34’/1T
CHAPECOENSE: Gabriel, Tiba (Kaike), Kauan, Diego e Gerson (Cominetti); Bruno, Paulinho, Calebe (David) e Vanzela (Riquelme); Lucas Alves (Badá) e Mailson (Islan). Técnico: Giovani Rigotti
HERCÍLIO LUZ: João Braga, Gusso, João Victor, Gabriel Eugênio, Gregory (Diego), Davi, Marcus Vinícius (Márcio) e Matheus Campos (Rian); Raí (Mateus Sardagna), Ítalo Magnata e Marcelinho (Kaike). Técnico: Ariel Lanzini