Nascido na comunidade de Vargem do Cedro, em São Martinho, o padre Aloísio Sebastião Boeing foi declarado venerável pelo Papa Francisco na última semana.
Esse é mais um passo no processo de beatificação do sacerdote, que teve início em 2013, na diocese de Joinville. À época, diversos documentos e testemunhos foram recolhidos e entregues à Santa Sé para análise.
Primogênito de uma família cristã, padre Aloísio viveu entre 1913 e 2006. Devoto de Virgem Maria, aos 12 anos, deixou a casa dos pais para ingressar no seminário. Foi ordenado sacerdote em 1940. Dedicou sua vida à formação. Atuou como mestre de noviços durante 24 anos.
Em 1974, na cidade de Jaraguá do Sul, fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus. A instituição tinha como objetivo reunir um grupo de moças para viverem o Evangelho na realidade do mundo.
Sereno, pressentindo sua partida, faleceu no dia 17 de abril de 2006. “Vocês me encontrarão na Eucaristia”, teria dito o servo de Deus aos presentes no momento de sua despedida. Padre Aloísio foi sepultado no jardim ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, onde desde então é local de peregrinação.