Após construir vantagem de dois gols no jogo de ida da semifinal da Copa Santa Catarina, em Itajaí, o Hercílio Luz foi derrotado pelo Marcílio Dias por 2 a 0 no tempo normal e foi eliminado nos pênaltis.
A partida foi disputada na tarde deste domingo, dia 12, no Aníbal Costa, em Tubarão. O público total de foi 1.848 torcedores.
O volante Araújo, aos 23 minutos do primeiro tempo, abriu o placar em chute cruzado. Cleiton foi expulso no segundo tempo após receber dois cartões amarelos. Com um a menos, o Hercílio encontrou dificuldades e viu o Marinheiro marcar o segundo. Aos 35, o atacante Gustavo Poffo pegou o rebote e anotou o gol que levou a decisão para os pênaltis.
Na marca da cal, brilhou a estrela do goleiro Victor Golas, que defendeu o chute do zagueiro Léo Rigo já nas cobranças alternadas. A disputa terminou em 4 a 3 para o time de Itajaí.
A vitória do Marinheiro derrubou a invencibilidade de 34 jogos do Leão do Sul em seus domínios. A última derrota do time tubaronense no Aníbal Costa havia sido em 7 de novembro de 2021. Foram 24 vitórias e 10 empates.
O Leão do Sul encerra a temporada 2023 com a terceira colocação no Estadual, além de ter amargado as eliminações na segunda fase da Série D do Brasileiro e na semifinal da Copa Santa Catarina.