Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024
JORNALISMO COM
RESPONSABILIDADE
Layer 2
This is an empty menu. Please make sure your menu has items.

Em entrevista exclusiva, Pedro Smania revela planos do Hercílio Luz para a temporada 2024

Dirigente de 42 anos é o responsável pela montagem do elenco colorado para os próximos desafios
Caio Maximiano

13 de dezembro de 2023

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Foto: Portal Infosul e Esporte de Primeira

Pouco mais de uma semana após sua chegada ao clube, Pedro Smania, novo diretor executivo do Hercílio Luz, concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Portal Infosul e do Esporte de Primeira, na tarde desta terça-feira, dia 12.

Em um bate-papo de pouco mais de uma hora e meia na sala de imprensa do Aníbal Costa, o dirigente colorado foi abordado sobre diversos temas importantes.

Entre os principais assuntos, sua experiência no futebol e a contribuição na carreira de atletas renomados no cenário nacional e internacional, a participação na escolha do novo técnico e a sua principal missão: a montagem do elenco para 2024.

Assista a entrevista na íntegra:

Smania chega ao clube com vasta experiência nas categorias de base, tendo conquistado títulos no Figueirense, São Paulo e Cuiabá, além de ter participado da formação de diversos atletas. “Fui um dos envolvidos no processo de muitos atletas, inclusive de alguns que estão aqui no Hercílio, como Clayton e Guilherme Lazaroni”, disse. O executivo também relembrou alguns outros atletas com quem trabalhou no Furacão do Estreito, como Bruno Nazário e Yago Duarte, além de nomes importantes que também passaram pelas suas mãos no São Paulo, como Éder Militão, Antony, Gabriel Sara, Marquinhos, entre outros.

Antes mesmo de assumir como diretor de futebol, Pedro Smania já possuía relação com a SAF colorada. As primeiras conversas com o presidente Vinícius Gaidzinski ocorreram há cerca de dois anos. “Desde a época do São Paulo, nós fizemos algumas reuniões,” revelou. “A concretização de fato ocorreu alguns meses atrás”, pontua.

“Não foi uma tomada de decisão simples. Eu particularmente demorei bastante para concretizar junto com o pessoal da SAF, entender como seria o impacto disso. Era mais cômodo da minha parte permanecer nos bastidores trabalhando. A gente alinhou expectativas e foi dessa maneira que eu aceitei o desafio”, disse Smania sobre aceitar o convite para se tornar diretor executivo do Hercílio Luz.

Currículo vitorioso: Smania acumula passagens por Figueirense, São Paulo e Cuiabá como coordenador das categorias de base. Foto: Divulgação/SPFC

Uma das primeiras missões de Smania, ainda antes de sua oficialização por parte do clube, foi auxiliar na contratação do novo comandante para substituir Raul Cabral. Diversos nomes foram contatados pela diretoria, entre eles Luís Carlos Winck, que inclusive elogiou Pedro Smania ao ser indagado pela reportagem do Infosul. A escolha pelo nome de Felipe Moreira ocorreu após o entendimento de que o perfil do treinador se encaixava naquilo que o clube buscava.

“É um profissional que conhece o mercado, especialmente o paulista, mas também no geral”, elogiou. “Tem uma bagagem tanto como auxiliar como efetivo, experiência na Série B. É um cara jovem, com vontade de vencer, assim como nós que também estamos chegando no clube agora”, enfatizou.

Felipe Moreira (à direita) foi escolhido para comandar o Hercílio Luz na temporada 2024. Apresentação do treinador ocorre hoje. Foto: Bianca Coan/HLFC

Sobre saídas e chegadas, Pedro Smania garantiu que ninguém mais deixa o clube. O diretor confirmou a chegada de um atacante, que já está em Tubarão e será submetido a exames médicos, um outro atleta, que não teve sua posição revelada, mas que chega nesta quarta-feira, dia 13, além de já possuir um pré-contrato com um defensor e outros três atletas engatilhados. Smania também confirmou a chegada do volante Alison Silva, ex-Operário Ferroviário e Marcílio Dias. 

A equipe colorada está na segunda semana de pré-temporada. Logo mais, às 14h, o técnico Felipe Moreira será apresentado oficialmente e terá o primeiro contato com a imprensa. Antes da estreia no Catarinense, o treinador terá a oportunidade de observar seus comandados em jogos-treino. Um dos testes já confirmados é diante do Barra, no dia 6 de janeiro. O local da atividade ainda não foi confirmado.

O primeiro compromisso do Leão do Sul no Estadual está marcado para o dia 20 de janeiro, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Em casa, o Intrépido recebe o Avaí, no dia 25.

Leão do Sul iniciou a segunda semana de pré-temporada. Clube deve realizar jogos-treino até a estreia no Catarinense. Foto: Bianca Coan/HLFC

Confira outros tópicos da entrevista:

Modelo de gestão

– Cada clube tem um modelo. Cada clube possui um DNA, uma identidade e um momento na sua história. Faço esse contexto porque quando eu assumo a coordenação da base do Figueirense, ele possuía um contexto, um histórico de base sendo campeão da Copinha recentemente. Quando eu chego no São Paulo, eu não replico no São Paulo o que foi feito no Figueirense porque são modelos de gestão diferentes e são momentos diferentes dos clubes. Assim que é o Cuiabá e assim é o Hercílio. O Cuiabá teve uma ascensão muito sólida, muito próximo com o que é o Hercílio hoje. Um clube com ideias claras e diretriz de onde e como quer chegar. O Cuiabá exerceu isso durante alguns anos até subir a Série A do Brasileiro. Subiu da D, respeitou todo o processo do futebol, das conquistas, entendeu o seu momento de fazer o investimento na base, dentro daquilo que eles acreditavam que tinha que ser. Aqui no Hercílio possuímos uma diretriz clara, sabemos onde queremos e como queremos chegar. Cada clube possui a sua realidade e o seu momento que está na caminhada.

Conhecimento de mercado

– Acho que um dos exemplos de sucesso nesse modelo aconteceu no próprio Hercílio. Eu não participei, evidentemente, mas foi um modelo de sucesso que é o caso do André Henrique, que foi captado junto ao Capivariano e hoje está no Grêmio. Essa abertura que a gente acaba conquistado no futebol devido a nossa longa estrada ajuda bastante. Temos uma grande aproximação com todos os clubes do Brasil e boa parte do mundo. Dá pra gente fazer uma busca de atletas “perfil André Henrique”, mas também entender o mercado de atletas mais experientes. Hoje no Hercílio conheço praticamente todos os atletas. O Ingro jogamos contra na Copa Paulista, outros foram nossos atletas no Figueirense e no São Paulo. Embora eu tenha trabalhado, no papel, no cargo somente de base, sempre trabalhei muito próximo à diretoria do futebol profissional.

Expansão internacional do clube

– Minha ida com o o Vinícius ao Transferoom Summit em São Paulo foi para aproximar o Hercílio do mercado internacional. Foram dois dias de inúmeras reuniões, com quatro clubes canadenses, três clubes belgas, clube do México, clube holandês (Ajax) e o Grupo City.

Reajuste nas categorias de base

– O que vai acontecer é um pequeno ajuste de foco dentro das categorias de base. Faremos um rearranjo daquilo que se entende ser mais importante nesse momento que o clube se encontra. Vamos estar muito atentos aos atletas de 17 a 19 anos que possam surgir e não serão aproveitados entre os grandes clubes. Ao mesmo tempo, nas categorias menores queremos dar um foco total aos atletas da cidade e da região. Entendemos que precisamos ter cada vez mais essa identidade com a cidade cada vez. Desde as categorias menores, passando pelo sub-13 até o sub-16, queremos dar atenção aos atletas da região. Do sub-17 em diante, se não estivermos supridos com atletas da região, o que hoje é muito difícil devido a concorrência, vamos ao mercado na captação de atletas já formados em clubes grandes para estarem no sub-20 já mesclando no profissional.

Aceleração de etapas

– Não haverá extinção das categorias de base. Vamos fazer um processo de aceleração. O Samuel (Broa) é o responsável pelo projeto Pequenos Leoninos, que faz parte do Hercílio Luz. Eles já vão estar sendo observados por todos nós e o Samuel nos passará um feedback. O que vamos fazer é acelerar. Atletas do sub-13 com qualidade vamos acelerar pro sub-15, do sub-15 para o sub-17, do sub-17 para o sub-20 e do sub-20 para o profissional. Se jogador do sub-17 tiver condição de jogar no sub-20, se a gente achar um Endrick (atacante do Palmeiras) aqui, um Emanuel (volante do Hercílio), vamos acelerar. Nós temos conhecimento de atletas da nossa base que tem condições. Alguns do sub-17 e do sub-20 inclusive já treinaram com o Felipe Moreira profissional. Nós queremos, e se o atleta tiver potencial, vamos queimar etapas.

Trabalho físico com atletas de potencial

– Nós não vamos acelerar a transição dos atletas do nada. Temos um plano de execução. Atletas nossos com potencial vamos fazer um trabalho específico individualizado. Vai trabalhar com a categoria e no contraturno terá um trabalho específico com a supervisão da preparação física e fisiologia do profissional. Vamos formar atletas aqui dentro no contexto geral.

Número de atletas no elenco

– Não posso cravar um número, mas realmente seremos pontuais. Estamos atentos ao mercado e oportunidade de mercado não se perde. Tendo alguma oportunidade que a gente possa fazer uma abordagem rápida e trazer, vamos trazer para o clube. De fato, nossa ideia é fazer contratações bem pontuais, onde a participação da SAF está bem ativa nesse momento.

André Henrique

– Temos conversas (sobre a venda). O Grêmio tem prioridade na execução da compra até o dia 31 de dezembro. Conversamos hoje novamente com o Grêmio inclusive. Tem um contrato, uma data pré-estabelecida e o Grêmio tem a opção de exercer a compra (passe fixado).

Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook

Notícias Relacionadas

Colunistas

Marcele Bressane
Marcela Bressane
Psicologia
Caio
Caio Maximiano
Esporte
Luciellen Lima
Luciellen Lima
Inclusão
Luiz Henrique
Luiz Henrique
Astrologia

Em entrevista exclusiva, Pedro Smania revela planos do Hercílio Luz para a temporada 2024

Dirigente de 42 anos é o responsável pela montagem do elenco colorado para os próximos desafios
Caio Maximiano

13 de dezembro de 2023

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Foto: Portal Infosul e Esporte de Primeira

Pouco mais de uma semana após sua chegada ao clube, Pedro Smania, novo diretor executivo do Hercílio Luz, concedeu uma entrevista exclusiva à reportagem do Portal Infosul e do Esporte de Primeira, na tarde desta terça-feira, dia 12.

Em um bate-papo de pouco mais de uma hora e meia na sala de imprensa do Aníbal Costa, o dirigente colorado foi abordado sobre diversos temas importantes.

Entre os principais assuntos, sua experiência no futebol e a contribuição na carreira de atletas renomados no cenário nacional e internacional, a participação na escolha do novo técnico e a sua principal missão: a montagem do elenco para 2024.

Assista a entrevista na íntegra:

Smania chega ao clube com vasta experiência nas categorias de base, tendo conquistado títulos no Figueirense, São Paulo e Cuiabá, além de ter participado da formação de diversos atletas. “Fui um dos envolvidos no processo de muitos atletas, inclusive de alguns que estão aqui no Hercílio, como Clayton e Guilherme Lazaroni”, disse. O executivo também relembrou alguns outros atletas com quem trabalhou no Furacão do Estreito, como Bruno Nazário e Yago Duarte, além de nomes importantes que também passaram pelas suas mãos no São Paulo, como Éder Militão, Antony, Gabriel Sara, Marquinhos, entre outros.

Antes mesmo de assumir como diretor de futebol, Pedro Smania já possuía relação com a SAF colorada. As primeiras conversas com o presidente Vinícius Gaidzinski ocorreram há cerca de dois anos. “Desde a época do São Paulo, nós fizemos algumas reuniões,” revelou. “A concretização de fato ocorreu alguns meses atrás”, pontua.

“Não foi uma tomada de decisão simples. Eu particularmente demorei bastante para concretizar junto com o pessoal da SAF, entender como seria o impacto disso. Era mais cômodo da minha parte permanecer nos bastidores trabalhando. A gente alinhou expectativas e foi dessa maneira que eu aceitei o desafio”, disse Smania sobre aceitar o convite para se tornar diretor executivo do Hercílio Luz.

Currículo vitorioso: Smania acumula passagens por Figueirense, São Paulo e Cuiabá como coordenador das categorias de base. Foto: Divulgação/SPFC

Uma das primeiras missões de Smania, ainda antes de sua oficialização por parte do clube, foi auxiliar na contratação do novo comandante para substituir Raul Cabral. Diversos nomes foram contatados pela diretoria, entre eles Luís Carlos Winck, que inclusive elogiou Pedro Smania ao ser indagado pela reportagem do Infosul. A escolha pelo nome de Felipe Moreira ocorreu após o entendimento de que o perfil do treinador se encaixava naquilo que o clube buscava.

“É um profissional que conhece o mercado, especialmente o paulista, mas também no geral”, elogiou. “Tem uma bagagem tanto como auxiliar como efetivo, experiência na Série B. É um cara jovem, com vontade de vencer, assim como nós que também estamos chegando no clube agora”, enfatizou.

Felipe Moreira (à direita) foi escolhido para comandar o Hercílio Luz na temporada 2024. Apresentação do treinador ocorre hoje. Foto: Bianca Coan/HLFC

Sobre saídas e chegadas, Pedro Smania garantiu que ninguém mais deixa o clube. O diretor confirmou a chegada de um atacante, que já está em Tubarão e será submetido a exames médicos, um outro atleta, que não teve sua posição revelada, mas que chega nesta quarta-feira, dia 13, além de já possuir um pré-contrato com um defensor e outros três atletas engatilhados. Smania também confirmou a chegada do volante Alison Silva, ex-Operário Ferroviário e Marcílio Dias. 

A equipe colorada está na segunda semana de pré-temporada. Logo mais, às 14h, o técnico Felipe Moreira será apresentado oficialmente e terá o primeiro contato com a imprensa. Antes da estreia no Catarinense, o treinador terá a oportunidade de observar seus comandados em jogos-treino. Um dos testes já confirmados é diante do Barra, no dia 6 de janeiro. O local da atividade ainda não foi confirmado.

O primeiro compromisso do Leão do Sul no Estadual está marcado para o dia 20 de janeiro, contra a Chapecoense, na Arena Condá. Em casa, o Intrépido recebe o Avaí, no dia 25.

Leão do Sul iniciou a segunda semana de pré-temporada. Clube deve realizar jogos-treino até a estreia no Catarinense. Foto: Bianca Coan/HLFC

Confira outros tópicos da entrevista:

Modelo de gestão

– Cada clube tem um modelo. Cada clube possui um DNA, uma identidade e um momento na sua história. Faço esse contexto porque quando eu assumo a coordenação da base do Figueirense, ele possuía um contexto, um histórico de base sendo campeão da Copinha recentemente. Quando eu chego no São Paulo, eu não replico no São Paulo o que foi feito no Figueirense porque são modelos de gestão diferentes e são momentos diferentes dos clubes. Assim que é o Cuiabá e assim é o Hercílio. O Cuiabá teve uma ascensão muito sólida, muito próximo com o que é o Hercílio hoje. Um clube com ideias claras e diretriz de onde e como quer chegar. O Cuiabá exerceu isso durante alguns anos até subir a Série A do Brasileiro. Subiu da D, respeitou todo o processo do futebol, das conquistas, entendeu o seu momento de fazer o investimento na base, dentro daquilo que eles acreditavam que tinha que ser. Aqui no Hercílio possuímos uma diretriz clara, sabemos onde queremos e como queremos chegar. Cada clube possui a sua realidade e o seu momento que está na caminhada.

Conhecimento de mercado

– Acho que um dos exemplos de sucesso nesse modelo aconteceu no próprio Hercílio. Eu não participei, evidentemente, mas foi um modelo de sucesso que é o caso do André Henrique, que foi captado junto ao Capivariano e hoje está no Grêmio. Essa abertura que a gente acaba conquistado no futebol devido a nossa longa estrada ajuda bastante. Temos uma grande aproximação com todos os clubes do Brasil e boa parte do mundo. Dá pra gente fazer uma busca de atletas “perfil André Henrique”, mas também entender o mercado de atletas mais experientes. Hoje no Hercílio conheço praticamente todos os atletas. O Ingro jogamos contra na Copa Paulista, outros foram nossos atletas no Figueirense e no São Paulo. Embora eu tenha trabalhado, no papel, no cargo somente de base, sempre trabalhei muito próximo à diretoria do futebol profissional.

Expansão internacional do clube

– Minha ida com o o Vinícius ao Transferoom Summit em São Paulo foi para aproximar o Hercílio do mercado internacional. Foram dois dias de inúmeras reuniões, com quatro clubes canadenses, três clubes belgas, clube do México, clube holandês (Ajax) e o Grupo City.

Reajuste nas categorias de base

– O que vai acontecer é um pequeno ajuste de foco dentro das categorias de base. Faremos um rearranjo daquilo que se entende ser mais importante nesse momento que o clube se encontra. Vamos estar muito atentos aos atletas de 17 a 19 anos que possam surgir e não serão aproveitados entre os grandes clubes. Ao mesmo tempo, nas categorias menores queremos dar um foco total aos atletas da cidade e da região. Entendemos que precisamos ter cada vez mais essa identidade com a cidade cada vez. Desde as categorias menores, passando pelo sub-13 até o sub-16, queremos dar atenção aos atletas da região. Do sub-17 em diante, se não estivermos supridos com atletas da região, o que hoje é muito difícil devido a concorrência, vamos ao mercado na captação de atletas já formados em clubes grandes para estarem no sub-20 já mesclando no profissional.

Aceleração de etapas

– Não haverá extinção das categorias de base. Vamos fazer um processo de aceleração. O Samuel (Broa) é o responsável pelo projeto Pequenos Leoninos, que faz parte do Hercílio Luz. Eles já vão estar sendo observados por todos nós e o Samuel nos passará um feedback. O que vamos fazer é acelerar. Atletas do sub-13 com qualidade vamos acelerar pro sub-15, do sub-15 para o sub-17, do sub-17 para o sub-20 e do sub-20 para o profissional. Se jogador do sub-17 tiver condição de jogar no sub-20, se a gente achar um Endrick (atacante do Palmeiras) aqui, um Emanuel (volante do Hercílio), vamos acelerar. Nós temos conhecimento de atletas da nossa base que tem condições. Alguns do sub-17 e do sub-20 inclusive já treinaram com o Felipe Moreira profissional. Nós queremos, e se o atleta tiver potencial, vamos queimar etapas.

Trabalho físico com atletas de potencial

– Nós não vamos acelerar a transição dos atletas do nada. Temos um plano de execução. Atletas nossos com potencial vamos fazer um trabalho específico individualizado. Vai trabalhar com a categoria e no contraturno terá um trabalho específico com a supervisão da preparação física e fisiologia do profissional. Vamos formar atletas aqui dentro no contexto geral.

Número de atletas no elenco

– Não posso cravar um número, mas realmente seremos pontuais. Estamos atentos ao mercado e oportunidade de mercado não se perde. Tendo alguma oportunidade que a gente possa fazer uma abordagem rápida e trazer, vamos trazer para o clube. De fato, nossa ideia é fazer contratações bem pontuais, onde a participação da SAF está bem ativa nesse momento.

André Henrique

– Temos conversas (sobre a venda). O Grêmio tem prioridade na execução da compra até o dia 31 de dezembro. Conversamos hoje novamente com o Grêmio inclusive. Tem um contrato, uma data pré-estabelecida e o Grêmio tem a opção de exercer a compra (passe fixado).

Participe do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IXhqnkE5fa30TJd1Yu8IW7

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook