As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mundo esportivo. No Hercílio Luz, ao lado dos Pequenos Leoninos, essa realidade se manifesta. A entidade parceira do clube, responsável por vários projetos esportivos, teve aprovado pelo Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, um projeto para integrar o futsal feminino às suas atividades a partir de 2024.
A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos. Autorizados a captar recursos, os Pequenos Leoninos já conseguiram o montante necessário para colocar em prática o “Leoas das Quadras”.
Em 2019, o Hercílio Luz deu início a um projeto de futebol feminino em gramado sintético. Contudo, as atividades acabaram interrompidas pela pandemia de Covid-19 e não foram retomadas. Agora, a proposta é iniciar o projeto no futsal, com a possibilidade de expansão para a quadra sintética no futuro.
Autorizados a captar recursos, os Pequenos Leoninos já conseguiram o montante necessário para colocar em prática o “Leoas das Quadras”.
Atualmente, o projeto Pequenos Leoninos conta com um grupo de meninas participando dos treinos junto aos meninos. A intenção é que o número de meninas no projeto sejam ampliados no próximo ano.
Samuel Farias, o Broa, coordenador do Pequenos Leoninos, explica que a iniciativa é educativa, com objetivo de promover o lazer e o incentivo à prática esportiva. Uma das exigências será a matrícula escolar.
– O objetivo principal é gerar opção de prática desportiva na forma do lazer. Não será voltado ao rendimento. Quem quiser participar, vai se inscrever, passar pelo processo de matrícula, e será inserida ao projeto – disse.
O coordenador explica ainda que não haverá qualquer tipo concorrência com os projetos de futsal feminino do município. Um deles é a ATFF (Associação Tubaronense de Futsal Feminino). Os Pequenos Leoninos, inclusive, já foram parceiros da ATFF e a ideia é continuar contribuindo, segundo Broa.
– Não temos esse objetivo (concorrência). Já tivemos parceria com eles (ATFF) e a ideia é contribuir com essa entidade. Daqui a pouco, quem sabe, nesse projeto voltado ao lazer, identificamos algum talento e eles poderão puxar para a equipe de rendimento. Nosso principal objetivo é difundir o esporte – explica.
Desde já, e durante todo o mês de janeiro, os esforços serão voltados aos bastidores para que o projeto seja iniciado em breve. Os Pequenos Leoninos resolvem questões burocráticas em nível federal, como o envio de documentações. A ideia é que tudo esteja pronto entre fevereiro e março, para que o “Leoas das Quadras” tenha início juntamente com o calendário letivo.