Não é comum ver jogadores estrangeiros no futebol de Tubarão. Para a temporada de 2024, o Hercílio Luz aposta em dois estrangeiros no elenco que disputará o Campeonato Catarinense a partir do próximo dia 20.
O zagueiro colombiano Santiago Ruiz, de 26 anos, e o atacante argentino Joaquín Zappacosta, de 19 anos, terão suas primeiras experiências no futebol brasileiro. Juntos, buscarão se adaptar ao país para brilhar com a camisa colorada.
Leia também:
– Veio, mas já foi: atacante é liberado pelo Hercílio Luz antes de assinar contrato
– Ceará, do Marreco, reforça o Tubarão Futsal na temporada 2024
– Tubarão tem conversas avançadas com novo investidor para o futebol
– Volante Jean Martim acerta retorno ao Hercílio Luz para a temporada 2024
Conheça os gringos do elenco atual do Leão do Sul
Santiago Ruiz, natural de Medellín, se destaca principalmente pela marcação e pela versatilidade, podendo atuar nos dois lados da zaga e também como lateral-esquerdo.
O defensor não teve oportunidades no Deportivo Pereira, está sem atuar há mais de um ano, mas acumula um bom número de jogos na primeira divisão da Colômbia, passando por clubes como Envigado (99 jogos), Patriotas (8 jogos) e Alianza Petrolera (10 jogos).
Ruiz também foi convocado para a Seleção Colombiana Sub-20, sob o comando de Carlos “Piscis” Restrepo.
Joaquín Zappacosta, nascido em Tigre, nos arredores de Buenos Aires, é mais jovem e terá sua primeira experiência no futebol profissional.
Nas categorias de base, passou por Tigre, Huracán e San Lorenzo. No San Lorenzo, foi treinado por Romagnoli, ídolo do clube. Na equipe, recebeu alguns apelidos da imprensa, como “La Torre de Almagro” e “El Tanque”, devido à sua estatura de 1,90m.
O centroavante argentino tem se destacado nos treinamentos e foi elogiado na apresentação do técnico Felipe Moreira.
Se eles terão sucesso, somente o tempo dirá, mas o movimento do Hercílio Luz em observar talentos estrangeiros é interessante.
Ruiz e Zappacosta entram em grupo seleto
Os gringos do elenco de 2024 se juntam a um meia uruguaio como os únicos estrangeiros na história do Intrépido.
Entre 2011 e 2012, Alejandro Correa teve duas passagens pelo Hercílio Luz. Natural de Montevidéu, chegou ao clube com um currículo recheado de particularidades.
Correa foi revelado pelo Nacional e passou por vários clubes uruguaios, além de times italianos como Brescia, Fermana e Martina. No Brasil, também atuou pelo rival Tubarão em 2014, e passou por clubes gaúchos, entre eles Glória, Passo Fundo e Santa Cruz.
O meio-campista também teve passagens pela Seleção Uruguaia de base, participando da Copa do Mundo Sub-20 de 1999, onde terminou em quarto lugar.
Aventura estrangeira em Tubarão
Entre as passagens mais marcantes de estrangeiros pelo futebol da Cidade Azul, a do colombiano Rentería é a mais lembrada.
Aos 31 anos, o centroavante foi anunciado como o principal reforço do Tubarão no retorno à elite de Santa Catarina em 2017. Com passagens por Internacional, Atlético-MG, Santos e clubes europeus como FC Porto, Braga (Portugal) e RC Strasbourg (França), além de Racing (Argentina) e equipes da Colômbia, Rentería também defendeu sua seleção nacional.
Pelo Tubarão, o folclórico e eficiente atacante rapidamente conquistou os torcedores. Em 15 jogos, marcou 11 gols, terminando o Estadual como artilheiro ao lado de Jonatas Belusso, do Brusque.
Além dele, passaram pelo Tubarão outros estrangeiros como o argentino Robertino Canavesio e o uruguaio Ferrón. Também na base, o clube teve atletas do Japão e de Gana.