Entre saídas e chegadas visando os compromissos da temporada 2024, o Hercílio Luz terá um elenco um pouco mais jovem para disputa do Campeonato Catarinense, que inicia no próximo sábado, dia 20.
Considerando o último press kit enviado pelo clube à imprensa no segundo jogo da semifinal da Copa Santa Catarina do ano passado, a média de idade do elenco colorado diminuiu em quase um ano. Em 2023, com 32 nomes no elenco, a média era de 26,43 anos. Agora, com 30 atletas, o número caiu para 25,5 anos.
Leia também:
– Do passado ao presente: os gringos na história do futebol tubaronense
– Árbitro de Pescaria Brava é aprovado para o quadro de arbitragem da CBF
– No BID: Hercílio Luz registra Eliel e Jean Martim, reforços ainda não anunciados
– Após lesões em 2023, trio é “reforço caseiro” do Hercílio Luz para o Catarinense
A queda na média de idade faz parte da nova política adotada pelo Hercílio em suas contratações. Com a manutenção de parte do elenco do ano passado, o novo diretor de futebol Pedro Smania apostou em jovens para compor o grupo na temporada 2024.
Das caras novas que chegaram ao clube para o Estadual o mais experiente fala espanhol. O zagueiro colombiano Santiago Ruíz, que completa 28 anos nesta sexta-feira, dia 12, é o mais experiente. Os mais novos são o goleiro Guilherme, ex-sub-20 do Joinville, e Tallyson, atacante que estava no Retrô, ambos de 20 anos.

As contratações do Hercílio Luz para 2024:
– Goleiro: João Vitor
– Defensores: Eliel, André Baumer e Santiago Ruiz
– Meio-campistas: Alison Silva, Keverton, Jean Martim e Kevin
– Atacantes: Rafael Tavares e Tallyson
Os mais experientes são remanescentes do ano passado e fazem parte do sistema defensivo. O lateral direito Luís Gustavo e o volante Paulinho, ambos com 34 anos, seguidos por Wallace, de 32, são os veteranos do elenco. Guilherme Lazaroni e Ingro, de 31, Cleiton e Carlos Renato, de 30, completam a lista dos ‘trintões’ no elenco colorado para a temporada 2024.

Os jogadores mais jovens do elenco têm 19 anos. Prata da casa, o volante Emanuel, que fez sua estreia nos profissionais na temporada 2022, é um deles. Os outros são o atacante argentino Joaquín Zappacosta e o atacante Dudu Tobias. Ambos foram bem avaliados pela comissão técnica na pré-temporada e estarão no grupo no Estadual.

Um pouco menos experiente, o elenco colorado sob o comando de Felipe Moreira, que inclusive tem a mesma idade do antigo treinador Raul Cabral (42 anos), têm os mesmos objetivos do ano passado. Primeiro, buscar avançar ao mata-mata do Catarinense e assegurar calendário nacional em 2024. Depois, tentar ir além para apagar o fantasma das eliminações em jogos decisivos.
Em 2023, o Leão do Sul chegou à semifinal nas duas competições estaduais que disputou, sendo eliminado em ambas pelos futuros campeões: Criciúma (Estadual) e Marcílio Dias (Copa SC).
O Hercílio Luz estreia no Campeonato Catarinense fora de casa, diante da Chapecoense, no dia 20.
Confira o elenco colorado:
Goleiros: Matheus (24 anos), João Vitor (21 anos) e João Braga (21 anos)
Laterais: Cleiton (30 anos), Luís Gustavo (34 anos), Guilherme Lazaroni (31 anos) e Eliel (22 anos)
Zagueiros: Wallace (32 anos), Léo Rigo (28 anos), André Baumer (26 anos) e Santiago Ruiz (28 anos)
Volantes: Igor Silva (27 anos), Jonathan Cabeça (27 anos), Alison Silva (26 anos), Paulinho (34 anos), Emanuel (19 anos), Keverton (22 anos) e Jean Martim (24 anos)
Meias: Ingro (31 anos), Vitinho (23 anos) e Kevin (22 anos)
Atacantes: Clayton (28 anos), Danilo Mariotto (27 anos), Anderson Ligeiro (28 anos), Carlos Renato (30 anos), Rafael Tavares (23 anos), Dudu Tobias (19 anos), Tallyson (20 anos) e Joaquín Zappacosta (19 anos)
