Acabou a espera e a bola vai rolar. Chapecoense e Hercílio Luz se enfrentam neste sábado, dia 20, às 19h30, na Arena Condá, em Chapecó, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense.
Leia também:
– Leão do Sul tem retrospecto positivo em estreias desde 2008; veja os números
– Experiência e juventude: conheça os técnicos do Campeonato Catarinense 2024
– Felipe Moreira avalia pré-temporada e projeta estreia contra a Chapecoense: “Jogo muito difícil”
– Após nova vistoria, Aníbal Costa é liberado pela FCF para receber os jogos do Hercílio Luz
– Estadual dos gringos: conheça os estrangeiros do Catarinense 2024
As equipes se enfrentaram pela última vez na sexta rodada da primeira fase da Copa Santa Catarina, em Chapecó, no dia 8 de outubro. Na ocasião, os donos da casa levaram a melhor pelo placar de 2 a 0.
Já na última edição do Estadual, o último confronto entre Leão do Sul e Verdão do Oeste terminou com vitória colorada. O atacante André, hoje no Grêmio, marcou o gol que garantiu a vitória hercilista por 1 a 0 em Tubarão.

Como chega a Chapecoense?
Após evitar o rebaixamento na Série B, a Chapecoense manteve o técnico Claudinei Oliveira no comando visando a temporada 2024. Sob nova gestão, o grupo todo foi reformulado. Apenas quatro jogadores permaneceram em relação ao time do ano passado e 20 nomes chegaram à Arena Condá.
Reforços da Chapecoense:
– Goleiros: Gabriel Gasparotto e Léo Vieira
– Defensores: Maílton, Kelvyn, Marcelinho, João Paulo, Habraão e Eduardo Doma
– Meio-campistas: Rafael Carvelheira, Auremir, Eduardo, Tárik, Thomás Bedinelli, Foguinho e Marlone
– Atacantes: Perotti, Robinho, Walterson, Osman Jr e Tiago Alves
Durante a pré-temporada, iniciada em 26 de dezembro, o Verdão do Oeste fez um único jogo-treino, diante do Azuriz, e venceu por 2 a 1 na Arena Condá, no último dia 12.
Para o jogo diante do Hercílio Luz, o técnico Claudinei Oliveira não poderá contar dois atletas, o zagueiro Bruno Leonardo (remanescente) e o meia Thomás Bedinelli (reforço), que estão no departamento médico.
Segundo o jornalista Rodrigo Goulart, do Diário do Iguaçu, o treinador da Chape deve mandar a campo o mesmo time que vinha treinando após o jogo-treino diante da equipe paranaense. A única mudança é a entrada de Marcelinho, também reforço, na lateral-direita.
Provável Chapecoense: Léo Vieira, Maílton, João Paulo, Eduardo Doma e Mancha; Tárik, Eduardo e Marlone; Marcinho, Perotti e Osman.

Como chega o Hercílio Luz?
Após grande reformulação, com saída de atletas, mudanças no departamento de futebol com as chegadas do técnico Felipe Moreira e o diretor executivo Pedro Smania, o Leão do Sul iniciou a sua preparação no dia 4 de dezembro com um elenco reformulado. Uma base do ano passado foi mantida e reforços pontuais chegaram ao Aníbal Costa visando suprir as lacunas deixadas.
Foram 10 contratações visando o Estadual, além de dois jogadores que subiram das categorias de base para reforçar o time comandado por Felipe Moreira, que faz sua estreia no comando do Intrépido.
Reforços do Hercílio Luz:
– Goleiro: João Vitor
– Defensores: Eliel, André Baumer e Santiago Ruiz
– Meio-campistas: Alison Silva, Keverton, Jean Martim e Kevin
– Atacantes: Rafael Tavares e Tallyson
Na pré-temporada, dois jogos-treino foram realizados. No dia 22 de dezembro, em Criciúma, empate por 1 a 1 com o sub-20 do Criciúma. Já em Camboriú, contra o Barra, derrota por 1 a 0 no dia 8 de janeiro.
Felipe Moreira tem algumas baixas para escalar a equipe na primeira rodada. André Baumer, expulso na última rodada do Catarinense do ano passado, cumpre suspensão. Reforços da janela do exterior, o zagueiro colombiano Santiago Ruiz, o atacante argentino Joaquín Zappacosta e o atacante Rafael Tavares, que veio da República Tcheca, ainda não foram regularizados por questões burocráticas.
Moreira conta com o retorno do arqueiro Matheus, que não atua desde o empate sem gols com o Criciúma, em 8 de fevereiro. Na lateral direita, Luís Gustavo deve ser o escolhido. Do setor de meio para o ataque, duas possibilidades foram testadas nos jogos-treino: Anderson Ligeiro ou Alison Silva. Caso opte pelo segundo, Ingro deve atuar pela ponta.
Provável Hercílio Luz: Matheus, Luís Gustavo, Wallace, Léo Rigo e Guilherme Lazaroni; Igor Silva, Paulinho e Ingro; Anderson Ligeiro (Alison Silva), Clayton e Carlos Renato.

Partida marca despedida de Rafael Lima das quatro linhas
Rafael Lima vai pendurar as chuteiras após a primeira rodada do Catarinense. O zagueiro vai completar 208 jogos com a camisa da Chapecoense e passará a se dedicar a função de gerente de futebol, a qual já vinha exercendo e conciliando com os treinamentos.
Em sua última coletiva como atleta, o eterno capitão da Chape revelou que deve atuar por cerca de 10 minutos, mas escondeu se inicia jogando ou entra nos últimos minutos do segundo tempo.
Arbitragem
Árbitro: Júlio César Pfleger (FCF)
Assistente 1: João Victor Aparecido Donner Macedo (FCF)
Assistente 2: Felipe Aderaldo da Conceição (FCF)
Quarto árbitro: Leonardo Victor Gasseri (FCF)
Analista de desempenho: Claudemir Mafessoni
Delegado: Gabriel Dal Piva

Onde assistir
MB TV (YouTube)
Onde ouvir
Esporte de Primeira
Rádio Cidade Tubarão
Rádio Tubá
Confira os jogos da 1ª rodada do Catarinense 2024:
Sábado (20/01)
Criciúma x Figueirense – 16h30 – Heriberto Hülse
Joinville x Marcílio Dias – 18h30 – Arena Joinville
Chapecoense x Hercílio Luz – 19h30 – Arená Condá
Domingo (21/01)
Inter de Lages x Concórdia – 16h – Tio Vida
Barra x Brusque – 18h – Dr. Hercílio Luz
Avaí x Nação – 19h – Ressacada
*Matéria atualizada às 15h40. O lateral-direito Maílton foi inscrito no BID da CBF às 15h16 desta sexta-feira, dia 19, e fica apto para a partida. Com isso, ele deve ir para o jogo e Marcelinho fica no banco.