O incêndio que destruiu a principal loja da Top Brasil, em Tubarão, foi ocasionado por um curto-circuito. Essa foi a conclusão da perícia realizada pelos Bombeiros nos destroços do local. O laudo foi concluído no dia 24 de junho.
Segundo o documento, assinado pelo perito e Subcomandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Marcos Leandro Marques, o fogo teve início no bloco mais antigo da construção – aos fundos da lanchonete – onde ficavam expostos produtos altamente inflamáveis como lixeiras e potes plásticos.
Desta forma, as informações que circularam nas redes sociais de que o incêndio teria sido criminoso foram totalmente descartadas pelos profissionais, que indicaram como causa exclusiva o superaquecimento da antiga fiação.
Em 24 de maio, por volta das 23h30, o incêndio foi percebido e em apenas uma hora já havia atingido 50% da edificação. Viaturas de Tubarão, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Armazém, Laguna, Imaruí e Criciúma auxiliaram na ocorrência. Os prejuízos ainda são contabilizados e devem ultrapassar R$ 25 milhões.
Agora, a loja se prepara para reabrir as portas em novo endereço. Até que o prédio seja reconstruído – o que pode levar até um ano – a Top Brasil funcionará, a partir de setembro, no antigo Centro de Convenções e Exposições, também no bairro Revoredo.