O veto do Poder Executivo ao projeto de lei que tem como objetivo instituir políticas sociais para a saúde dos cadeirantes com retenção urinária de lesão medular, em Tubarão, foi derrubado pela maioria dos vereadores em sessão ordinária realizada neste mês de setembro.
Apresentado pela parlamentar Ritinha Enfermeira (PSD), o texto garante a distribuição gratuita – em todas as Unidades Básicas de Saúde – de kits de cateter com lubrificação e revestimento hidrofílico aos pacientes cadeirantes com diagnóstico de retenção urinária.
A proposta foi apreciada pelos edis em duas oportunidades. A primeira delas no dia 1º de julho, quando foi aprovada com 14 votos favoráveis e nenhum contrário. Já a segunda discussão foi realizada no dia 29 do mesmo mês, dispensando a Redação Final. Desta vez, foram 11 votos favoráveis e nenhum contrário.
“Muitas vezes, ao não utilizar o cateter, os pacientes desenvolvem infecções. Por isso, garantir esse insumo é essencial, pois, além de evitar quadros infecciosos, evitará também o uso de leitos e remédios”, defende a vereadora.