Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025
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Vereador propõe que população não seja cobrada por dias em que a coleta de lixo não foi realizada

O contrato da prefeitura de Tubarão com a Racli prevê multas em caso de descumprimento parcial ou total das cláusulas.
infosul

3 de fevereiro de 2025

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Foto: Fogaça

Logo na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão em 2025, o vereador Matheus Madeira (PT) propôs que a secretaria de Serviços Públicos não cobre a população pelos dias em que a coleta de lixo não foi realizada. “Temos visto um cenário caótico que ainda não foi normalizado, apesar de já estarmos em fevereiro. É uma questão de justiça”, destacou o parlamentar.

O contrato da prefeitura de Tubarão com a Racli, empresa responsável por coletar e dar destinação final aos resíduos sólidos, prevê multas em caso de descumprimento parcial ou total das cláusulas.

Considerando o princípio da anualidade, o desconto na cobrança ao cidadão pode ser feita na taxa do próximo ano. “A secretaria de Serviços Públicos pode aplicar a multa na empresa, já que foram vários os dias em que a coleta não foi realizada. E repassar nesse valor ao consumidor, que é o maior prejudicado, em forma de abatimento na taxa cobrada para custear o serviço”.

A prefeitura tem prazo de 15 dias para responder o questionamento, prorrogáveis por mais 15.

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Vereador propõe que população não seja cobrada por dias em que a coleta de lixo não foi realizada

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Logo na primeira sessão da Câmara de Vereadores de Tubarão em 2025, o vereador Matheus Madeira (PT) propôs que a secretaria de Serviços Públicos não cobre a população pelos dias em que a coleta de lixo não foi realizada. “Temos visto um cenário caótico que ainda não foi normalizado, apesar de já estarmos em fevereiro. É uma questão de justiça”, destacou o parlamentar.

O contrato da prefeitura de Tubarão com a Racli, empresa responsável por coletar e dar destinação final aos resíduos sólidos, prevê multas em caso de descumprimento parcial ou total das cláusulas.

Considerando o princípio da anualidade, o desconto na cobrança ao cidadão pode ser feita na taxa do próximo ano. “A secretaria de Serviços Públicos pode aplicar a multa na empresa, já que foram vários os dias em que a coleta não foi realizada. E repassar nesse valor ao consumidor, que é o maior prejudicado, em forma de abatimento na taxa cobrada para custear o serviço”.

A prefeitura tem prazo de 15 dias para responder o questionamento, prorrogáveis por mais 15.

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