Os preparativos estão em ritmo acelerado no distrito de Azambuja, em Pedras Grandes, para a realização da 4ª edição da Festa da Colônia Azambuja 1877, que acontece de 25 a 27 de abril, celebrando os 148 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal e promete transformar a charmosa localidade histórica em um grande palco de tradições, fé, cultura e alegria.
Durante três dias, moradores e turistas poderão viver uma verdadeira viagem no tempo, revivendo o legado dos imigrantes italianos com uma programação intensa e repleta de atrações: desfile das famílias, tombo da polenta, apresentações folclóricas, missas festivas, além das aguardadas competições do Pálio de Azambuja e do Corte de Tóras, que homenageiam o trabalho e a coragem dos primeiros colonizadores.
A festa começa na sexta-feira, dia 25, com a bênção da imagem de São Marcos, seguida pela abertura oficial e show da Banda Matusa. No sábado, 26, o público poderá curtir uma programação recheada de atrações culturais e shows com Gêra Fornasa & Bandalheia, Máry Goudinho, Patrícia Mell e o renomado tenor Rinaldo Viana. Já o domingo, 27, será marcado pela missa campal, o emocionante desfile das famílias italianas, apresentações artísticas e a grande final das competições tradicionais.
“Convidamos todos para celebrar conosco esse momento tão importante. A Festa da Colônia resgata nossas origens e fortalece o sentimento de pertencimento à nossa terra. É uma festa feita com carinho para valorizar nossa cultura, nossa história e nossa gente”, destaca o prefeito Agnaldo Filippi.
Com expectativa de grande público, a 4ª Festa da Colônia Azambuja 1877 promete encantar visitantes de toda a região, reforçando o orgulho de ser descendente de italianos e o compromisso de manter vivas as tradições que moldaram a identidade de Pedras Grandes.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL
DIA 25 – SEXTA-FEIRA
9h – Atividades educativas ao ar livre para alunos das escolas do município sobre a Colonização Italiana (Parque Casa dos Arcos)
19h – Santa Missa
20h30 – Benção da imagem de São Marcos e show pirotécnico
21h – Abertura oficial da 4ª Festa da Colônia Azambuja, com autoridades, apresentação da Realeza e do Coral Municipal de Pedras Grandes
21h30 – Show de luzes e projeção mapeada na Torre de Pisa
22h – Show Banda Matusa
DIA 26 – SÁBADO
9h – Abertura para visitação do Cemitério Memorial do Imigrante de Azambuja
10h – Visitas guiadas à Torre de Pisa
12h – Almoço restaurantes e praça de alimentação
12h30 – Tombo da Polenta com Amici Della Polenta
13h30 – Gravação do programa Som da Viola com Adriano Marçal e artistas da região
14h – Pálio de Azambuja (corrida de cavalos, representando as comunidades da Colônia Azambuja)
16h – Corte de Toras (lenhadores representando as colônias Azambuja, Grão-Pará e Nova Veneza, simbolizando dificuldades enfrentadas pelos imigrantes na transformação da mata virgem)
17h30 – Santa Missa
20h – Show Mary Goudinho e Patricia Mell
21h – Show Tenor Rinaldo Viana
22h – Show Gera Fornasa & Bandalheia
DIA 27 – DOMINGO
9h – Abertura para visitação do Cemitério Memorial do Imigrante de Azambuja
9h30 – Visitas guiadas à Torre de Pisa
10h – Santa Missa presidida pelo Pe. Claudemir
11h30 – Desfile das famílias italianas, representando a chegada dos imigrantes
12h – Almoço comunitário no Salão da Igreja de Azambuja, restaurantes e praça de alimentação
12h30 – Tombo da Polenta com Amici Della Polenta de Urussanga e Gruppo Bellunesi de Siderópolis
13h45 – Duo Sonhos e Artes Companhia de Dança (Treze de Maio)
13h55 – Apresentações musicais e folclóricas italianas com Savi Fratelli, Quarteto D’ Itália (Urussanga) e outros
14h – Sorteio da Ação Beneficente. Logo após tarde dançante com Jair e Jeziel (Salão de Festas da Igreja Azambuja – entrada franca)
15h – Pálio de Azambuja e Corte de Toras (grande final)
17h – Show italiano (Roba da Ciodi de Nova Veneza)
19h – Encerramento Show banda Katia Flavia.