Acervo de Biblioteca Pública passa por vistoria e higienização

Foto: reprodução/PMT

Dezenas de livros da Biblioteca Municipal Olavo Bilac, em Tubarão, estão passando por vistoria e higienização. De acordo com a bibliotecária Ana Paula Ribeiro Guedes, essa é uma atividade de rotina de qualquer espaço com livros. "A análise deve ser criteriosa. Durante o processo vistoriamos os livros um a um, os higienizando mecanicamente e nos certificando das condições físicas daquele material em questão”, explica a profissional.

Muitas das obras são restauradas e retornam às estantes da biblioteca, outros, entretanto, são separados para restauro, e alguns descartados. “O descarte ocorre quando o livro não tem condições de uso, ou seja, estão em péssimas condições físicas – deteriorados pela ação do tempo e pela ação de agentes biológicos, sem a possibilidade de utilização pelo leitor e continuidade no acervo, pois poderiam contaminar o restante da coleção e também causar danos à saúde”, detalha.

A biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac iniciou sua história em 27 de abril de 1941, quando o então prefeito municipal Marcolino Martins Cabral, decretou a sua fundação. A escolha de seu nome foi uma homenagem ao poeta homônimo, Olavo Bilac. Contudo, somente em 27 de junho de 1942 aconteceu a sua inauguração, desta vez aberta para a população.

A Biblioteca teve uma “vida” itinerante e em todos esses anos de história foi deslocada para diferentes espaços físicos na cidade de Tubarão, tais como: Casa da Cidade, Altos da antiga rodoviária e edifício Dom Joaquim. Atualmente, a Biblioteca Pública encontra-se localizada no Centro Municipal de Cultura/Museu Willy Zumblick.

A Biblioteca Pública oferece hoje em seus serviços, empréstimo e reserva de livros; pesquisa em todos os materiais do seu acervo; contato via telefone e/ou e-mail; auxílio às pesquisas; cadastramento do leitor usuário; atendimento a turmas de estudantes para visitação à biblioteca; internet wi-fi; contação de histórias para turmas de estudantes e para o público em geral, mediante agendamento.