AJEB completa um ano de atividade em Santa Catarina

Foto: AJEB

Há exatos 365 dias, 18 jornalistas e escritoras catarinenses, um membro honorário e um membro benemérito tomaram posse na Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – coordenadoria Santa Catarina, que há 20 anos estava desativada no estado.

Um ano depois, a AJEB-SC conta com 35 associadas que, juntas, atuam para elevar o espaço da mulher na literatura e no jornalismo catarinense. Presidida pela jornalista e escritora Renata Marques de Avellar Dal-bó, a associação vai comemorar seu primeiro aniversário com um evento que promete ser tão marcante quanto sua fundação.

Para celebrar a data, associados e convidados vão se reunir nesta quarta-feira, 4, às 19h30, no auditório 201 do Bloco da Saúde, da Unisul. O evento será marcado pelo lançamento da antologia “A arte do encontro pela palavra” – coletânea com produções de 30 ajebianas – e pela posse de nove novas associadas, três membros honorários e um membro benemérito. “Será um evento para celebrarmos as conquistas do primeiro ano da nossa associação, que está cada vez mais consolidada e já é reconhecida como importante difusora da voz feminina”, atesta a presidente.

Dentre os grandes feitos do período, Renata cita a participação das associadas em diversos eventos literários e culturais no estado e a realização do 2º Encontro Nacional de Ajebianas, que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro, trazendo a Tubarão cerca de 50 escritoras e jornalistas de 12 estados brasileiros. “Com poucos meses de fundação, aceitamos o desafio de sediar o encontro e foi um evento muito bem-sucedido, no qual houve grande troca de experiências, apresentações culturais e lançamentos de livros, que ajudaram a fortalecer ainda mais a associação. A AJEB, gradativamente, é revitalizada em território nacional, atraindo, dia a dia, novas integrantes, que além de serem representadas nacionalmente, podem compartilhar suas produções culturais e literárias com profissionais de todo o país”, analisa Renata.