Alunos da área da saúde da Unisul auxiliam na linha de frente no combate ao Covid-19

Foto: divulgação

Alunos e professores dos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, estão desde segunda-feira, 23, auxiliando o poder público no combate à proliferação do novo coronavírus, em Tubarão. Eles atuam em três frentes: call center, vacinas e Unidades Básicas de Saúde.

A coordenadora de curso Maria Zelia Baldessar, explica que o empenho dos professores e alunos nessa linha de frente, é mais que um gesto humanitário. “É um momento de empatia e compaixão”, afirma. Durante esse auxílio, os profissionais dos cursos de medicina e enfermagem atuam como vacinadores, enquanto os estudantes realizam a triagem.

Estudante do 9º semestre de enfermagem, Heloisa de Souza Laureado pondera as preocupações do dia a dia. “A maior preocupação é com a saúde dos profissionais que estão na linha de frente. Este é um momento delicado, estamos todos assustados, com dúvidas. O sentimento é de medo frente a tudo que está acontecendo, mas, a gratidão é muito maior, pois posso ajudar e contribuir para a saúde do cidadão”, destaca a jovem.

A força-tarefa não tem data para terminar. Os números de casos suspeitos no Estado vem diminuindo gradativamente, resultado do isolamento social; no entanto, o número de casos de Covid-19 aumentam diariamente.