Amábile Corrêa: Você sabia que o chamado Anel de Pescador é o símbolo oficial do papa?

infosul
Foto: Divulgação

A Igreja Católica é onusta em costumes e simbolismos que representam suas crenças. No decorrer dos séculos, os papas introduziram novos rituais que transformaram em hábitos específicos do cristianismo católico. o líder da Igreja é considerado o sucessor de Pedro - primeiro papa, e além de sua vestimenta distinta dos demais clérigos, o que representa o Pontífice é o famoso "Anel de Pescador", também chamado de "Anulus Piscatoris" (em latim) ou de "Anello Pescatorio" (em italiano).

Este anel foi usado pela primeira vez pelo Papa Clemente XV em 1265, quando utilizou para fechar com cera vermelha derretida toda correspondência privada ao seu sobrinho.

A partir do século XV a utilização foi alterada para marcar documentos oficiais e em 1842 foi substituída por outro material.

Atualmente um novo anel é feito com o ouro esmagado do último papa levando o nome do atual líder em alto relevo. A cerimônia de entrega é feita em solenidade chamada Tomada Papal, quando o decano do Colégio dos Cardeais coloca o anel no quarto dedo da mão direita do novo sucessor de Pedro.

 

Esse texto é de responsabilidade do autor e não necessariamente expressa a linha editorial deste portal. Esse espaço é dedicado aos leitores do Infosul. Todos que quiserem escrever um artigo e fazer a publicação no Infosul podem enviar a solicitação para o e-mail: redacao@portalinfosul.com.br.

× Fale com o Infosul