APAE rompe com a IT2B e procura nova empresa para seguir com estacionamento rotativo

Foto: reprodução

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 17, a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tubarão (APAE), Leila Saleh Goulart, anunciou o rompimento do contrato com a empresa IT2B, de São Paulo, que viabilizava o estacionamento rotativo na cidade. Segundo a presidente, o rompimento já foi comunicado à IT2B, e a APAE, juntamente com a Prefeitura e Câmara de Dirigentes Lojistas, vão buscar novas alternativas para o rotativo. "A empresa não se adaptou a realidade de Tubarão, além do fracionamento que houve durante a operação e também a resistência do motorista", disse Leila.

Algumas mudanças foram sugeridas pela IT2B para permanecer com o contrato vigente, no entanto, não foi possível viabilizar. Desta forma, a quebra de contrato foi efetuada pela IT2B, e por isso, não haverá multa rescisória. Por enquanto, o rotativo permanece (com retorno na próxima quarta-feira, 22), mas com número limitado de monitores e os créditos só poderão ser adquiridos via aplicativo. Dos funcionários, 11 foram dispensados e permanecem 22 nas ruas e outros quatro no setor administrativo.

O prefeito da cidade, Joares Ponticelli, também participou da coletiva e disse que "embora o sistema não tenha dado certo, ainda assim foi o melhor formato que já tivemos", apontou. "Vocês são os responsáveis pelo estacionamento rotativo de Tubarão e têm total liberdade e respaldo jurídico para construir um novo projeto na cidade, claro, sem ultrapassar os limites", concluiu.

Representando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Felipe Nascimento disse que apoia a APAE e que o projeto cumpriu o objetivo principal, que era ter estacionamento na cidade. No entanto, "a gente (CDL) comunga com a alternativa de procurar outros modelos".

Algumas falhas no sistema rotativo foram pontuadas, entre elas, a aderência pelos empresários, a complexidade da logística e a instabilidade no aplicativo (ZarDigital).

Após vários anos sem operação, o estacionamento rotativo voltou a funcionar em Tubarão em 13 de maio de 2019.