O técnico Felipe Moreira conta com três “reforços caseiros” para a disputa do Campeonato Catarinense. Três jogadores que enfrentaram lesões no ano passado estão agora recuperados, passaram por toda a pré-temporada com o grupo e estão prontos para os desafios do Hercílio Luz neste ano. São eles: o goleiro Matheus Aurélio, o volante Emanuel e o atacante Carlos Renato.
O arqueiro está na contagem regressiva para retornar aos gramados após quase um ano fora. O volante e o atacante voltaram a atuar ainda na temporada passada, mas aguardam ansiosos por uma boa sequência em 2024, após se recuperarem de lesões.
Leia também:
– Tubarão tem conversas avançadas com novo investidor para o futebol
– Do passado ao presente: os gringos na história do futebol tubaronense
– Árbitro de Pescaria Brava é aprovado para o quadro de arbitragem da CBF
– Nasareno Silva renova com o Tubarão e projeta Série B: “Expectativa de brigar pelo acesso”
– No BID: Hercílio Luz registra Eliel e Jean Martim, reforços ainda não anunciados
Matheus, que já conquistou a idolatria dos torcedores colorados, integra o elenco desde 2021, acumulando 38 jogos com a camisa do Leão do Sul. O goleiro rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo durante o confronto contra o Criciúma na primeira fase do Estadual do ano passado.

Após passar por cirurgia, Matheus se recuperou e voltou a ser relacionado na Copa SC, mas acabou não sendo utilizado.
Agora, totalmente recuperado da contusão e com uma excelente sequência de treinos na pré-temporada, Matheus aguarda ansiosamente para reassumir a posição de titular. O goleiro de 24 anos deve ser a escolha do treinador hercilista para iniciar os jogos, tendo como sombra os jovens João Vitor, João Braga e Guilherme.
Em sua apresentação, o técnico Felipe Moreira elogiou o camisa 1.“O Matheus fez dois Estaduais muito bons. Todo mundo sabe do potencial dele. Infelizmente teve uma lesão que dificultou a trajetória dele, mas tenho certeza que ele aprendeu muito com essa situação. Está indo bem nos treinos, se dedica”, comentou.

Assim como Matheus, o volante Emanuel faz parte do clube desde o início do projeto. Natural de Samambaia, no Distrito Federal, o jogador chegou ao sub-17 oriundo do projeto da Casa-Lar Irmã Carmen, de Araranguá. Rapidamente, tornou-se uma das grandes promessas do clube.
Em 2022, Emanuel fez sua estreia nos profissionais na Copa Santa Catarina e consolidou sua posição entre os titulares na equipe comandada por Raul Cabral na maior parte da competição. Em 2023, participou da campanha histórica do Intrépido na Copinha, chegando a marcar um gol na goleada por 5 a 2 contra o Capital-TO.

Emanuel esteve em três partidas do Estadual, mas acabou fraturando a tíbia da perna esquerda. Passou 146 dias fora dos campos até o retorno na categoria sub-20. O meio-campista alternou entre sub-20 e profissional, sendo utilizado em dois jogos na equipe principal – no empate por 5 a 5 contra o Novo Hamburgo, pela Série D, e na vitória sobre o Marcílio Dias, no jogo de ida da semifinal da Copa Santa Catarina.
Recuperado e com grande vontade de se afirmar na equipe profissional, o volante de apenas 19 anos tem sido constantemente elogiado nos bastidores e é considerado um dos grandes ativos do clube.
Felipe Moreira, ao falar sobre a utilização da base, elogiou o garoto que possui o DNA da equipe tubaronense. “Daqui dois, três anos, o Hercílio tem que ter dentro do seu plantel 50 a 60% de jogadores da casa. Isso mostra a evolução do clube. Gosto (de trabalhar com a base) e a diretoria pensa dessa maneira. Temos o Emanuel que é do clube, trabalhando com o profissional. Vejo um menino muito pronto e com condições de ser titular do time”, pontuou.

Com boas referências de sua passagem pelo Concórdia, Carlos Renato chegou ao Hercílio Luz cercado de expectativas. O extremo teve bom desempenho nos primeiros jogos, mas sofreu a mesma lesão de Matheus, no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo, logo na terceira rodada, contra o Brusque.

Carlos Renato passou por cirurgia, enfrentou todo o processo de recuperação e retornou aos treinamentos com o elenco já na reta final da temporada. O atacante de 30 anos foi acionado nos minutos finais do jogo de volta da semifinal da Copa Santa Catarina e demonstrou qualidade, convertendo sua cobrança na disputa de pênaltis.
Agora recuperado, Carlos Renato enfrentará forte concorrência para garantir um lugar no time titular.
“Carlinhos é a mesma situação (do Matheus). Você vê o treino do Carlos Renato hoje e ele é muito competitivo e interessado. Tenho certeza que são duas peças que vão dar muita alegria ao torcedor”, projetou o técnico Felipe Moreira.

Matheus e Carlos Renato têm contrato com o colorado até o final de 2024. Prata da casa, Emanuel possui um contrato um pouco mais longo, com validade até dezembro de 2025. O trio está recuperado e aguarda com expectativa a estreia no Estadual, diante da Chapecoense, no próximo sábado, dia 20, às 19h, na Arena Condá.