Em pesquisa publicada em janeiro deste ano, a Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, alertou que o nível do mar pode subir até 1,9 metro nos próximos 75 anos, colocando em risco diversas cidades do litoral catarinense, como Laguna, Imbituba, Pescaria Brava, Jaguaruna e Tubarão.
O estudo, que considera o cenário de altas emissões de carbono, aponta que, caso a Antártida perca gelo suficiente para provocar essa elevação no nível do mar, a costa de Florianópolis seria severamente afetada.
A ferramenta de avaliação de riscos costeiros da organização Climate Central detalhou que, em Laguna, as áreas mais vulneráveis seriam a Bifurcação e o bairro Estreito.
Em Imbituba, as inundações atingiriam regiões como Sambaqui, Riacho Ana Matias e áreas próximas à Lagoa de Imaruí. Pescaria Brava, Indaial, Imaruí e São Tomaz também estariam em risco.
Já em Jaguaruna, o local mais afetado seria Torneiro, enquanto em Tubarão, áreas como Madre, Jabuticabeira e Campo Verde estariam ameaçadas.
Para Benjamin Grandey, principal autor da pesquisa, os resultados destacam a urgência de mudanças na infraestrutura e na redução das emissões de gases de efeito estufa para mitigar os efeitos da elevação do nível do mar.