Baleia-franca é avistada com rede presa na cabeça; ocorrência é a segunda do tipo nessa temporada

Foto: reprodução

Duas baleias-francas foram avistadas na praia do Rosa, em Imbituba, durante o dia de ontem, terça-feira, 21, pela equipe ProFRANCA. Segundo a coordenadora do projeto, Karina Groch, os animais eram mãe e filhote. Mas o que chamou atenção foi o fato da baleia adulta estar com um pedaço de rede preso nas calosidades da cabeça. Esse é o segundo registro do tipo nessa temporada.

Apesar da presença da rede, o animal não demonstrou cansaço e nem ferimentos. De acordo com Karina, a gigante do mar manteve seu deslocamento e amamentação normais; o filhote também não apresentou anormalidades.

“Neste tipo de caso, considerando o comportamento do grupo, bem como o tipo de enredamento, não é necessário qualquer procedimento para retirada da rede, uma vez que ela deve acabar se desprendendo sozinha do animal, como já constatado em outras ocasiões. Além disso, o procedimento para retirada de rede é arriscado e só deve ser realizado caso a baleia esteja comprometida, por pessoal treinado e devidamente equipado”, destaca a profissional.