Baruch Imbituba está pronto para a Série C do Catarinense

Foto: Divulgação

O primeiro clube cristão do Brasil. É desta forma que se denomina o Baruch Sport Club, equipe que disputará a Série C do Catarinense em parceria com o Imbituba Futebol Clube — Baruch significa abençoado em hebraico (ברוך). O projeto fundado em 2008 na cidade de Canarana, no Mato Grosso, está na capital nacional da baleia-franca desde março do ano passado com o objetivo de se tornar uma potência na formação de atletas na região. Para que o projeto pudesse se desenvolver na cidade litorânea, Maurício Daghetti, presidente do Baruch, buscou inicialmente uma parceria com um dos principais incentivadores do futebol imbitubense: Roberto Rodrigues, o Robertinho.

Desde então, os garotos captados pelo Baruch em todo o país utilizam as dependências do Estádio Emília Mendes Rodrigues, no bairro Vila Nova. As estruturas do estádio comportam cerca de 100 atletas. Além do campo de jogo, são dois campos de treinamento, dois alojamentos e um refeitório.

Estrutura do Baruch Imbituba possui estádio, 2 campos de treinamento, 2 prédios de alojamento e refeitório. Foto: Divulgação

Com o projeto consolidado nas categorias de base, Maurício foi além e buscou o contato com pessoas ligadas a parte administrativa do Imbituba FC para adquirir o CNPJ do clube e viabilizar o retorno do futebol profissional da cidade. A equipe profissional do Imbituba FC - licenciada há 5 anos - estava sob responsabilidade de Michell Nunes, o Peninha, ex-jogador e atual vereador de Imbituba. As conversas ocorreram entre o Pré-Conselho Técnico e o Conselho Técnico definitivo da Série C do Catarinense 2021.

Na primeira reunião realizada em março, Baruch Sport Club e Imbituba FC — ainda separados — manifestaram interesse em disputar a competição. Quatro meses depois, com o acerto de parceria já alinhavado, o Baruch oficializou sua participação junto a outros oito clubes: Atlético Batistense, Atlético Itajaí, Blumenau, Caragavaggio, Jagaruá, Pedra Branca, Porto e Navegantes.

Baruch Imbituba surgiu com a 'fusão' entre Imbituba FC e Baruch Sport Club. Foto: Divulgação

Reforços contratados e técnico definido para a Série C

Para reforçar o grupo, jogadores com bagagem em equipes profissionais foram contratados. Cedidos por empréstimo pelo Tubarão, chegaram ao clube: goleiro José Rafael (19 anos), o zagueiro Eduardo (19 anos) e o atacante José Carlos (18 anos). Eles já estão á disposição do técnico, que também já está definido. Será Jhonatas Reis, que já integra o projeto da Baruch há algum tempo. O profissional possui vasta experiência no futebol de base, já tendo passado pelo próprio Imbituba, onde conquistou o vice-campeonato da Série C no comando do sub-17 em 2014. Além do Imbituba, Jhonatas também desempenhou várias funções em clubes como Rondônopolis (MT), Inter de Lages (SC), Corinthians de Presidente Prudente (SP), União (MT), Tanabi (SP), José Bonifácio (SP), Ilha Solteira (SP), VOCEM (SP) e Grêmio Prudente (SP).

Jhonatas Reis será o técnico. Três jogadores foram emprestados pelo Atlético Tubarão. Foto: Divulgação

Além do trio de jovens, a diretoria do Baruch Imbituba também fechou a contratação de outros jogadores um pouco mais experientes. Um deles é o zagueiro Almir Gullit, de 27 anos. Revelado pelo São Paulo e com passagens pelas categorias de base da Seleção Brasileira, o defensor estava atuando no Linköping City, da Suécia. Outro zagueiro contratado é João Paulo, de 20 anos, que estava na Portuguesa. Para o meio-campo, o volante Camacho, de 23 anos, também desembarca em Imbituba. Ele participou do acesso do Hercílio à primeira divisão em 2020. Para o setor ofensivo, um "velho" conhecido do Baruch está de volta. Revelado pelo próprio projeto, ele havia sido emprestado ao Hercílio Luz no início do ano, mas já está de volta e deve ser um dos principais jogadores da competição.

Almir (esquerda), Camacho (centro) e Marcinho (dir.) são alguns dos reforços do Baruch Imbituba. Foto: Divulgação

Patrocinadores fechados e novo uniforme desenhado

Em seu retorno ao futebol profissional, o Imbituba FC será chamado de Baruch Imbituba e utilizará as cores amarelo e preto. O escudo utilizado será o do Baruch, mas com um detalhe: o nome do Imbituba FC também estará no emblema. Todos os patrocínios também já foram acertados e o uniforme deve ser confeccionado pela NZ Sport nos próximos dias.

Uniformes do Baruch Imbituba para a disputa da Série C do Campeonato Catarinense. Foto: Divulgação

Várias marcas estarão estampadas: Fertisanta, Óticas Nany, Restaurante Humberto, AN Empreendimentos, Victrix, Imbiplas, Nutrata, Ponto Forte Segurança Inteligente, Sereno -45Calor e NA 10 Agency.

Folga na primeira rodada, estreia contra o Blumenau; confira os jogos

O Baruch Imbituba estreia na Série C do Catarinense na segunda rodada, agendada para o dia 3 de outubro (domingo), diante do Blumenau. A partida está marcada para o Estádio Emília Mendes Rodrigues, às 15 horas, em Imbituba.. O encerramento da primeira fase ocorre no dia 21 de novembro.

3ª rodada: Baruch Imbituba x Caravaggio (10/10) - 15 horas - Emília Mendes Rodrigues
4ª rodada: Jaraguá x Baruch Imbituba (17/10) - 15 horas - Botafogo
5ª rodada: Atlético Itajaí x Baruch Imbituba (24/10) - 15 horas - Roberto Alves Garcia
6ª rodada: Baruch Imbituba x Atlético Batistense (31/10) - 15 horas- Emília Mendes Rodrigues
7ª rodada: Pedra Branca x Baruch Imbituba (07/11) - 15 horas - Renato Silveira
8ª rodada: Baruch Imbituba x Porto (14/11) - 15 horas - Emília Mendes Rodrigues
9ª rodada: Navegantes x Baruch Imbituba (21/11) - 15 horas - Roberto Alves Garcia