#boxZero5: 5 dicas para retornar aos treinos

Foto: Renan Prá

Veja algumas dicas para quem se deu férias em função da pandemia e pretende voltar à rotina de treinos. Não vacile! Após o período de quarentena e afastamento dos treinos - incluindo uma ingestão calórica extra - a rotina vai voltando ao normal. Com ela, seus hábitos esportivos. Se você também relaxou e saiu da sua rotina de treinos e alimentação regular, existem alguns cuidados importantes para que seus objetivos de saúde e qualidade de vida sejam mais facilmente alcançáveis.

DICA 1: RETORNE PROGRESSIVAMENTE
Após a cessação dos exercícios físicos a fisiologia do corpo muda drasticamente. Independentemente da intensidade de seus treinos anteriores, é preciso entender que levará algum tempo para alcançar a mesma disposição de antes da interrupção. As barras e halteres vão parecer mais pesados e você não conseguirá realizar treinos na mesma intensidade. Não se cobre tanto e não desanime. Para que você retorne ao que era antes, o ideal é restabelecer seus exercícios lentamente. Caso contrário, você estará mais exposto às lesões. Pegue menos peso, faça menos séries, corra uma distância menor e exija menos de si mesmo quando recomeçar.

DICA 2: PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS DO CORPO
Como sempre, saiba respeitar seus limites. Preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você sentir dores provenientes de tensões e das cargas de treino, alivie na intensidade do treino seguinte, ou até mesmo, dê um dia de intervalo entre as sessões. Caso haja uma tensão ou dor insuportável, procure uma avaliação especializada para continuar a progressão. Conviver com lesões pode levar a uma ainda mais grave, de recuperação longa e problemas no futuro.

DICA 3: DEFINA METAS
Colocar metas para si mesmo pode ajudar a permanecer incentivado, comer bem e voltar ao ritmo de treinos. Definir uma série de pequenas metas atingíveis pode ajudar a manter sua motivação. Quando você atingir um objetivo, recompense-se com um mimo ou até mesmo um dia de descanso para evitar a sobrecarga.

DICA 4: ALONGUE-SE CORRETAMENTE E REALIZE AQUECIMENTO PRÉ-TREINO
Alongamento é importante sempre, mas especialmente, quando você retorna de um período de inatividade, pois seus músculos podem estar encurtados e retraídos. Alongar os músculos de 5 a 10 minutos antes de seu treino e realizar um bom aquecimento, por mais 5 a 10 minutos, pode ajudar a evitar lesões músculo-articulares. Praticar Yoga, pode ser muito prazeroso e interessante para a manutenção de níveis de flexibilidade. Peça orientação de profissionais.

DICA 5: ALTERE SUA DIETA EM ADIÇÃO AO EXERCÍCIO
Não se esqueça abastecer o seu corpo corretamente. Você vai precisar de nutrientes adequados para ajudar o seu corpo no retorno à boa forma. Concentre-se em manter-se hidratado, comer bons carboidratos, fibras e proteínas na sua dieta. Tenha o hábito de consumir algo dentro de 15 minutos para reabastecer, de preferência, uma fonte proteica. Alimente-se bem e não caia na tentação das dietas da moda. Na dúvida, procure o atendimento de um nutricionista.

Bons treinos!

Texto: Ronan Oliveira Gonçalves
@boxzeroct