O calor e a umidade elevada intensificaram a atividade dos escorpiões em Santa Catarina, resultando em um aumento de acidentes. Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/SC) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam 82 casos entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro, incluindo um em Braço do Norte.
Segundo a bióloga Taciana Seemann, a maior oferta de alimentos e as condições climáticas favorecem o aparecimento dos animais, especialmente o escorpião-marrom, com sete registros, e o escorpião-amarelo, com cinco.
Entre os casos de escorpião-amarelo, foram identificadas ocorrências em Blumenau, Braço do Norte, São José, Tijucas e Ituporanga. Já o escorpião-marrom, encontrado principalmente no Meio-Oeste, Oeste e Serra Catarinense, esteve envolvido em 25 atendimentos, mas não é considerado altamente perigoso. Outros 21 casos foram identificados apenas pelo gênero Tityus, enquanto 24 não tiveram a espécie determinada.
Apesar do aumento nos registros, não houve casos graves nem óbitos nos 40 anos de funcionamento do CIATox/SC.
Para prevenir acidentes, os especialistas recomendam manter a limpeza dos domicílios e terrenos baldios, vedar soleiras de portas e ralos, guardar camas das paredes e usar equipamentos de proteção em atividades externas.