Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite são prorrogadas

Foto: reprodução

O período das Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, onde crianças e adolescentes com menos de 15 anos devem ser imunizados, foi prorrogado até 13 de novembro. Inicialmente, a campanha seria encerrada nesta sexta-feira, dia 30.

A baixa procura pelas doses foi o principal motivo para a prorrogação. Na região da Amurel, por exemplo, apenas 68,97% do público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos) receberam a dose contra a poliomielite. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que sejam vacinadas 95% das crianças.

Em Tubarão, o percentual de vacinas aplicadas foi um pouco melhor: 70,39%. Das 4.708 crianças que devem receber a vacina, 3.314 já procuraram uma Unidade Básica de Saúde. Entretanto, a cidade ainda precisa imunizar 24,61% do público alvo.

Por não ter meta estipulada pelo Ministério da Saúde, os dados da Campanha Multivacinação não foram divulgados na região da Amurel.

As vacinas que estão sendo oferecidas durante a Campanha são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação 2020 da Criança e do Adolescente.

Febre amarela;
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola);
dT (difteria e tétano);
Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY);
HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18);
Poliomielite;
BCG (formas graves de tuberculose);
Hepatite B;
Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b);
Rotavírus (diarreia por rotavírus);
Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos);
Meningocócica C (doença meningocócica C);
Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela);
DTP (difteria, tétano e coqueluche);
Hepatite A;
Varicela (catapora).