Campeão olímpico e mundial, Ítalo Ferreira visita o Sul de Santa Catarina

Foto: Douglas Matos

As praias da região do Sul de Santa Catarina receberam uma visita ilustre nesta quarta-feira, dia 22 de setembro. Primeiro campeão olímpico da história do surfe, o potiguar Ítalo Ferreira passou pelas praias da cidade de Laguna, Jaguaruna e Imbituba. Ao Portal Infosul, o fotógrafo e surfista Douglas Matos contou que foi pego de surpreso com a visita de um dos seus principais ídolos. As condições do mar não eram tão favoráveis para a prática do surfe, mas Ítalo usou a experiência para surfar as ondas da Laje de Jaguaruna, a famosa Nazaré Brasileira, pela primeira vez.

Douglas, que está iniciando na fotografia, aproveitou para registrar as imagens do medalhista olímpico. "Eu e meus amigos íamos para a Laje. E um deles falou: 'o homem está vindo aí, o Ítalo Ferreira'. Eu não acreditei, e ele falou de novo. Pensei, essa é minha oportunidade de fotografar um grande campeão mundial. O mar não estava perfeito, um vento maral, ruim para a nossa região, mas tinham ondas, ondas grandes. Deu tudo certo e consegui registrar algumas fotos do Ítalo", disse.

O medalhista olímpico nunca havia passado por Jaguaruna e fez questão de destacar o potencial das ondas da Laje. "Infelizmente o vento estava muito forte, mas deu pra sentir as ondas, pegar algumas outras que deu para fazer manobras. Foi muito legal conhecer esse lugar", disse Ítalo.

A Laje de Jaguaruna é chamada de Nazaré Brasileira pelas ondas gigantes que são comparadas com as da praia de Nazaré, em Portugal, que já superaram os 20 metros. Em Jaguaruna, de acordo com surfistas da região, já foram registradas ondas de 10 a 15 metros na localidade. Um dos mais conhecidos surfistas de ondas grandes do Brasil, inclusive, é de Jaguaruna: Thiago Jacaré. Em suas redes sociais, ele publicou um vídeo agradecendo a vinda de Ítalo Ferreira para a cidade.

A região sul de Santa Catarina é um local especial para Ítalo Ferreira. Em 2011, oito anos antes de se tornar campeão mundial, Ítalo conquistou o seu primeiro pódio da carreira, na Praia da Ferrugem, em Garopaba, na disputa do Pro Junior, competição da WSL (Word Surf League). Em agosto deste ano, ele entrou para a história ao conquistar a primeira medalha de ouro da história dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Vídeo: @luisreis_photo

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs