Catedral de Tubarão celebra dia da padroeira com missas abertas à comunidade

Foto: reprodução

Na próxima terça-feira, dia 15, será feriado municipal em Tubarão. A data lembra o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade. Em razão do feriado – regido pelo decreto nº 4.887, de 7 de janeiro de 2020 – o comércio estará fechado.

Impossibilitados de celebrarem a data como de costume, em consequência da pandemia do novo coronavírus, neste ano de 2020 os católicos serão limitados às missas – presenciais, obedecendo as regras sanitárias; ou virtualmente, através das transmissões das celebrações.

O tríduo de preparação para à festa teve início ontem, sábado, dia 12, e se estenderá até segunda-feira, dia 14. A Diocese da Cidade Azul, durante esses dias, têm promovido missas sempre às 19 horas, na Catedral.

Já na terça, dia da padroeira – também na Catedral – haverá a Oração do Terço e Meditação das Sede Dores de Nossa Senhora, às 16 horas. Um pouco mais cedo, às 9 horas, será celebrada a primeira missa do dia. Mais tarde, já durante à noite, às 19 horas, ainda na Catedral, o culto de encerramento da celebração da data será ministrado.

Aos que não puderem comparecer em nenhuma das atividades presenciais, a igreja fará a transmissão – ao vivo – pelas redes sociais.

A devoção à Nossa Senhora da Piedade é uma das heranças deixadas pelos açorianos. A fé e a adoração dos católicos são tão grandes, que a tradição acabou virando lei. Levando em conta a religiosidade da comunidade tubaronense, em 1977, o então prefeito Paulo Osny May sancionou a lei nº 762/77, instituindo o feriado municipal para homenagear a Santa.