CBF divulga Ranking Nacional de Clubes 2021; Tubarão é 88° e Hercílio 172°

Caio Maximiano
Caio Maximiano
Foto: reprodução

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (01), o Ranking Nacional de Clubes do ano de 2021. O ranking estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes e leva em consideração o desempenho das equipes em competições nacionais e internacionais em temporadas passadas. Como critério de pontuação, estão a posição final das equipes em suas participações na Série D e o número de fases avançadas na Copa do Brasil.

Foto: Comunicação | CA Tubarão

O Tubarão participou de suas primeiras competições nacionais na temporada 2018. Após permanecer na primeira divisão do Catarinense em 2017, assegurou uma vaga na Série D do ano seguinte. No segundo semestre, fez grande uma campanha na Copa Santa Catarina, e com o título, herdou uma vaga na Copa do Brasil.

No ano seguinte, conseguiu avançar na primeira fase da Copa do Brasil vencendo o América-RN por 2 a 0 no Domingos Gonzalez. Um dos jogos mais emblemáticos da história da competição nacional estava por vir na segunda fase. O duelo contra o Athletico Paranaense, à época comandado por Fernando Diniz, entrou para a história. O Peixe saiu atrás do placar. Um jogo de nove gols, todos no segundo. O Furacão saiu vencendo com Bergson, Matheus Barbosa e Batista viraram a partida. Matheus Rosseto e Guilherme conseguiram colocar o Athletico em vantagem novamente. O Tubarão não se abalou, e em grande fase, virou o jogo e voltou à ficar na frente do placar. Lucas Costa, de cabeça, e Daniel Costa, fazendo fila, fizeram 4 a 3 para o Tubarão. Nos minutos finais, o Tricolor não suportou a pressão da equipe paranaense e acabou cedendo uma nova virada. Thiago Heleno e Felipe Gedoz marcaram e sacramentaram a eliminação do Tubarão na Arena da Baixada.

Participando pela primeira vez da Série D, reforçado por Magno Alves e cia, a equipe comandada por Waguinho Dias fez uma grande campanha. O Tubarão terminou a primeira fase com a terceira melhor campanha da competição. Foram cinco vitórias e apenas uma derrota. Na segunda fase, Beliatto brilhou nos pênaltis e a equipe despachou o Brusque. O Peixe acabou eliminado pelo São José nas oitavas de final. Após empatar na Vila em 1 a 1, o Tubarão não conseguiu vencer no Passo d'Areia, perdeu até pênalti e ficou pelo caminho na competição.

Em 2019, o Tubarão enfrentou o Brasil de Pelotas na primeira fase da Copa do Brasil e acabou eliminado. Jogando como visitante, o Xavante tinha a vantagem do empate e se classificou com o placar zerado na Vila. Na Série D, o Peixe terminou na lanterna do grupo e não avançou para a fase seguinte. Em 2020, o Tubarão ficou de fora da Copa do Brasil e só não foi pior na Série D devido à crise vivida pelo São Caetano. A péssima campanha, sem vitórias, deixou o Tricolor da Vila na vice-lanterna da competição nacional.

Posição no Ranking da CBF em 2021: 88°

Foto: Divulgação | Hercílio Luz

O Hercílio Luz aparece no ranking pela boa campanha na Série D 2019. Após ficar em oitavo no Catarinense do ano anterior, o Leão do Sul voltou a disputar uma competição nacional após 60 anos Foram 3 vitórias e 3 derrotas em um grupo que contava com Tupi (MG), Itaboraí (RJ) e Novorizontino (SP). Mesmo não sendo favorito para passar de fase, o time comandado por Júlio César Nunes conseguiu 9 pontos, ficou em segundo lugar do grupo e avançou para a segunda fase da competição. A equipe colorada parou no Brusque, que se sagrou campeão da Série D naquele ano. Após um empate sem gols no Aníbal Costa, o Brusque contou com o apoio do seu torcedor e venceu por 2 a 0 no Augusto Bauer.

Posição no Ranking da CBF: 172°

Caio Maximiano
× Fale com o Infosul