Celesc beneficia 3,5 mil famílias com novos refrigeradores, chuveiros e lâmpadas de LED

Foto: reprodução/ilustrativa
Clientes da Celesc dos municípios de TubarãoLagunaPescaria BravaImaruí Capivari de Baixo que estão cadastrados como 'baixa renda' vão receber até o fim do mês de dezembro refrigeradores, chuveiros com trocadores de calor e lâmpadas LED novos, modernos, que vão auxiliar o consumo eficiente de energia elétrica. A ação faz parte do Projeto "Sou Legal, Tô Ligado", que integra o Programa de Eficiência Energética da empresa.
De acordo com a companhia, com investimento de R$ 5,3 milhões, essa fase da iniciativa deve beneficiar pelo menos 3,5 mil famílias.

“O Programa de Eficiência Energética possui diversos projetos com um objetivo comum: proporcionar a economia de energia para o consumidor por meio de substituição de equipamentos ineficientes por mais econômicos, conscientizá-lo sobre o desperdício e o uso correto da energia elétrica”, afirma o gerente do projeto, Bruno Clasen.

Cada família recebe um trocador de calor que é ligado ao novo chuveiro de potência reduzida (até 3.600 W), substituindo o antigo e tradicional, com potências que podem chegar a 7.000 W. Dessa forma, a economia de energia no banho pode chegar a 50% e, dependendo dos hábitos de consumo da família, o uso do trocador poderá representar até 20% de redução no custo da fatura de energia.

“O funcionamento do trocador de calor é simples. Em vez da água da caixa ou da rede de distribuição ir direto para o chuveiro, ela segue por uma mangueira e chega a uma plataforma de plástico instalada no chão do banheiro. Acoplada a essa plataforma existe um trocador de calor feito de aço inoxidável que recupera o calor da água quente do banho e aquece indiretamente a água limpa no interior do trocador. A vantagem desse equipamento é que a água chega ao chuveiro já pré-aquecida, com um ganho de 10 a 15ºC. Com isso, o chuveiro precisa de menos potência para aquecer a água”, explicou Bruno.

Além desses equipamentos serão substituídas, somente na região de Tubarão, 17,5 mil lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que são mais econômicas. Também está prevista a substituição de refrigeradores ineficientes e com mais de cinco anos de uso, que serão substituídos por um novo, mais eficiente, com Selo Procel de economia de energia. A troca será estabelecida de acordo com diagnóstico energético realizado durante visita técnica ao consumidor pela empresa contratada, onde serão priorizados os equipamentos mais velhos e ineficientes. Esse número pode chegar aproximadamente 250 equipamentos para as regiões que ainda não foram contempladas.