Chamada de vídeo propicia vínculos afetivos de pacientes internados com a Covid-19

Foto: reprodução/ilustrativa

A tecnologia tem sido fundamental em tempos onde o distanciamento social é recomendado pelas autoridades de saúde, para evitar a proliferação do novo coronavírus. Por essa razão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, tem oferecido aos pacientes suspeitos e positivados para o vírus, a possibilidade de se conectar com os familiares durante o período de isolamento/tratamento hospitalar através de videochamadas.

O novo jeito de se sentir próximo de quem ama foi a alternativa encontrada pela equipe de profissionais do HNSC para garantir os vínculos afetivos do paciente. A nova ferramenta é organizada e promovida pela equipe médica do setor – enfermaria ou UTI – através de um celular da instituição.

Desde março, quando o hospital instaurou medidas restritivas no combate à doença, o acesso de visitantes têm sido limitado em todos os setores. Nos casos de pacientes com a Covid-19, sejam eles suspeitos ou confirmados, a visita é proibida.

O HNSC proibiu a entrada de menores de 18 anos e maiores de 60 anos na unidade, exceto para atendimentos. Acompanhantes para pacientes internados com idades entre 18 e 60 anos também estão vetados e somente serão aceitos em casos de indicação médica. Atividades voluntárias e visitas religiosas também estão proibidas por prazo indeterminado. No setor da enfermaria, as visitas foram restritas a uma pessoa por paciente, das 10h às 14h e, o horário de troca do acompanhante está sendo das 7h às 9h e das 18h às 19h. Já no setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, só será permitido a visita dos pais.

O setor de emergência também adotou novas medidas preventivas. Na sala de primeiro atendimento fica restrito o acesso a visitantes e acompanhantes. Assim que o paciente receber alta da sala será comunicado a família por telefone e liberado o acesso conforme as demais regras. No setor geral de emergência só é permitido um acompanhante por paciente. Sem que seja por solicitação médica, não é permitido acompanhante para pacientes entre 18 e 60 anos.

Todas as iniciativas do Hospital Nossa Senhora da Conceição são medidas preventivas ao Covid-19 e, valem para todo tipo de atendimento, sejam eles através de convênio, particular ou SUS.