Cidade Azul sofre queda na arrecadação e aumento na regularização de MEIs

Foto: reprodução

A pandemia do novo coronavírus comprometeu e continua afetando o planejamento das pessoas, organizações, no mundo dos negócios e no setor público também. Na cidade de Tubarão, o principal impacto foi a queda no movimento econômico, o que já foi sentido pela Administração Municipal, tendo em vista que afeta diretamente a arrecadação do município. Outro fator que preocupa é a questão das demissões e o desemprego.

“Ainda não sentimos um forte impacto na questão do emprego, mas, certamente, afetou. Não temos um número fechado ainda porque não temos acesso ao sistema do Ministério do Trabalho, que, inclusive, está fora do ar, mas realizamos duas pesquisas e, em média, 25% das empresas que responderam indicaram que tiveram desligamentos, então temos um número de empresas estimado, mas não temos, ainda, um número total de desligados”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo.

Em contraponto, outro fator ligado à economia apresentou um crescimento neste período de pandemia. “O impacto positivo, se é que devemos dizer assim, é que tivemos um aumento considerável, uma procura muito grande por regularização de MEIs (Microempreendedores Individuais). Nesse caso, houve um grande crescimento na procura, de uns 30%. Então, é um reflexo positivo porque muitos estão regularizando, outros tentando regularizar”, acrescenta Giovani.

Texto: Prefeitura de Tubarão