Com baixa na arrecadação, prefeito promove cortes em serviços considerados importantes

infosul
Foto: reprodução

Os reflexos da pandemia do novo coronavírus, em São Ludgero, já começaram aparecer. O prefeito Ibaneis Lembeck realizou vários cortes na administração, como medida necessária para manter o funcionamento do sistema público municipal, priorizando os atendimentos na área da saúde e social.

Na lista de cortes, ficou estabelecido a paralização de investimentos no custeio de parte dos serviços de máquinas que realizavam melhorias dentro das propriedades rurais; as terceirizações de máquinas e caminhões que davam suporte à equipe da Secretaria de Obras nos trabalhos de pavimentações; contratos com profissionais e entidades para desenvolvimento de ações esportivas; capacitações; atividades culturais; entre outros.

O prefeito Ibaneis Lembeck, explica que é difícil enxugar algo quando se tem uma gestão enxuta. “Para quem acha que é fácil para um prefeito pegar a caneta e fazer isso, engana-se. Dói e muito no peito”, declara.

Alterações

Secretaria de Administração, Finanças e Planejamento – Faz a integração de todas as secretarias e mantém os trabalhos, direcionando muitos via telefone, e-mail ou pelo site municipal. O expediente é das 7h às 17h sem fechar ao meio-dia.

Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo – Há redução significativa nos serviços, inclusive, terceirizados. As manutenções básicas das vias municipais ainda de chão batido continuam. O funcionamento está definido entre 7h e 13h.

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes – Há cortes em relação aos prestadores de serviços e parcerias existentes com entidades para desenvolvimento de projetos esportivos e culturais, apoios e capacitações. Informações ou dúvidas sobre o retorno do ano letivo pelo fone (48) 99964 4846 das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo – Não há alterações na parte de atendimento administrativo, apenas no expediente que passou a ser das 7h às 13h.

Secretaria de Saúde – Segue os atendimentos à população e continuará recebendo atenção especial, inclusive, com mais investimento se necessário for diante da pandemia. As Unidades de Saúde continuam funcionando das 7h às 16h, sem fechar ao meio-dia, e a Unidade Sanitária Central de Saúde (Pronto), 24 horas por dia, 7 dias por semana. A parte administrativa segue das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Secretaria de Assistência Social e Habitação – Segue normalmente os atendimentos nos serviços de cadastro único, bolsa família, benefícios eventuais, proteção especial e no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de forma, preferencialmente, à distância realizada por telefone, online ou via WhatsApp. O expediente é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

× Fale com o Infosul