Com novas definições, confira o que será permitido funcionar a partir deste sábado, 25

Foto: Portal Infosul

Todos os municípios da Amurel decidiram flexibilizar o isolamento social a partir deste sábado, 25, após nove dias de quarentena. A definição levou em consideração a recomendação do Comitê Extraordinário Regional de Combate à Covid-19.

Mesmo com o afrouxamento anunciado, é necessário que as cidades deliberem a decisão através de decreto, visto que o atual tem vencimento às 23h59 desta sexta-feira, 24, e algumas restrições permanecem.

O atendimento em mercados e supermercados, por exemplo, permanecerá limitado em 40% da capacidade total, tendo o estabelecimento a obrigação de fiscalizar o ingresso de apenas uma pessoa por família no interior da loja.

No que diz respeito ao comércio, o horário de funcionamento fica restrito até às 18 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados, entre 7 e 12 horas ou 13 e 18 horas. Já o funcionamento de shoppings, galerias e centros comerciais, os gestores concordaram em liberar o funcionamento das 12 às 20 horas de segunda a sábado. Aos domingos o funcionamento deve ser entre 14 e 20 horas. No caso de praças de alimentação, poderão atender após às 20 horas por meio de delivery.

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias e conveniências podem atender até às 18 horas (exceto serviços de rodízios), após esse horário somente às 22 horas com serviços à la carte. Depois das 22 horas, somente delivery. Food trucks/ambulantes podem retornar ao trabalho, mas se manteve vedado o consumo de qualquer gênero alimentício, inclusive bebidas, no local. Desta forma, fica permitido a atividade delivery ou retirada no balcão.

Nem todas as atividades vão retornar neste sábado, 25. Os bares e similares, por exemplo, só poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 18 horas e, portanto, só poderá abrir as portas no próximo dia 27.

Permanece vedada a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo, para a realização de atividades de qualquer natureza, exceto cultos e atividades religiosas presenciais, que poderão ocorrer de segunda a domingo até às 20 horas.

Academias podem retornar com funcionamento limitado até às 22 horas; atividades esportivas coletivas amadoras continuam suspensas; a permanência de pessoas em praias, rios lagoas e cachoeiras, além das atividades náuticas, também continuam vedadas, exceto pesca profissional.

Escolas de idiomas também não tiveram o retorno presencial autorizado. Já as autoescolas, somente aulas práticas estão liberadas. Nos hotéis, está liberado o ingresso de novos hóspedes, mas não poderão permitir a permanência deles em áreas consideradas de uso coletivo. Bancos e lotéricas também podem retomar o atendimento ao público.