Comitê da Bacia Hidrográfica adquire equipamento para medir salinidade do Rio Tubarão

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar adquiriu um equipamento conhecido como Garrafa Van Dorn, que tem contribuído com o auxílio do monitoramento da presença de cunha salina no rio Tubarão. Esta alteração da água tem impactado no processo de captação de água bruta da Estação de Tratamento de Esgoto que abastece Tubarão e Capivari de Baixo.

Com capacidade para 2 Litros, o equipamento é utilizado para coletar amostras estratificadas especificamente de águas mais profundas, com o objetivo de realizar estudos abióticos, e foi adquirido com recursos do próprio Comitê, a partir de contribuições feitas por apoiadores, entre eles a ENGIE, Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (SIECESC) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Para a realização do projeto, o Comitê contou com parceria da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL).

O equipamento ficará à disposição das entidades que integram o Comitê, devendo ser solicitado ao Secretário Executivo, Patrício de Mendonça Filetti, para que faça as tratativas necessárias para a disponibilização.