Contadores comemoram 76 anos de profissão nesta quarta-feira

Foto: reprodução

O Dia do Contador é comemorado nesta quarta-feira, dia 22 de setembro. A data é uma homenagem ao primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, criado em 1945, em Minas Gerais. Hoje, conforme levantamento do Conselho Federal de Contabilidade, mais de 364 mil profissionais celebram a data no país e, destes, mais de 17 mil são catarinenses.

O contador é o profissional que cuida das questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com planilhas, demonstrativos de resultados, contas a pagar e a receber, guias de impostos e muitos números.

"Ser contador é abraçar uma profissão que exige muita atenção e responsabilidade, entender as necessidades do negócio, sem deixar de lado as obrigatoriedades. Um bom contador, além de todas essas características, sabe respeitar outros profissionais no mercado e está sempre em busca de novos aprendizados, pois a contabilidade segue em constante movimento", ressalta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região, Lecir dos Passos Ghisi.

Nos últimos anos, com a evolução tecnológica, a profissão tem se reinventado. "Apesar de hoje, nós, contadores, contarmos com o apoio de sistemas, atendimentos online, assinaturas digitais, e entre outras soluções que toda profissão tem se beneficiado, outras demandas têm aparecido, como a chegada da LGPD e a reformulação dos processos, novos tributos, novas alíquotas, a presença nas redes sociais, a jornada do cliente e entre outras necessidades que o mercado tem apresentado", conta o presidente.

Para o Sindicont Tubarão e Região, ao longo desses 76 anos de profissão, apesar de tantas mudanças, conseguimos acompanhar o crescimento da categoria, superando as expectativas de mercado. A entidade parabeniza, principalmente, os associados, que são pessoas engajadas, comprometidas, com responsabilidade naquilo que fazem, sempre com foco no melhor para o desenvolvimento do mercado em que estão inseridos.

Participe do grupo de WhatsApp do Portal Infosul e fique sempre atualizado do que acontece na região: https://chat.whatsapp.com/EhO3X1Z07wbEQ28ZrgkXvs