Coronavírus: mais dois mil testes rápidos são adquiridos

Foto: reprodução

Mais dois mil testes rápidos para detecção da Covid-19 foram adquiridos pelo município de Tubarão, através da Fundação Municipal de Saúde. A compra realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amurel teve um custo de R$ 103.800,00 para a Cidade Azul.

Desde o início da pandemia, entre compras, doações e repasses do Estado, o município somou 11.770 unidades de testes rápidos. Destes, 9.640 unidades foram compradas; 650 unidades recebidas através de doação - Tubarão Saneamento e Cooperativa Unicred; e 1.480 unidades repassadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina (74 caixas com 20 unidades cada).

Relatório de distribuição dos testes

Dos testes repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com a nota técnica nº 09/2020/COES/SESC, 860 unidades foram repassadas diretamente as instituições de saúde. Destas, de forma obrigatória, 260 unidades foram destinadas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição e 60 para a Clínica de Doenças Renais. O restante dessas unidades foi por meio de doação da Fundação Municipal de Saúde, de forma espontânea:

340 testes para o Hospital Nossa Senhora da Conceição;
200 testes para o Hospital Socimed.

Dos 1.480 testes repassados pelo estado de Santa Catarina, subtraindo os repasses destinados as instituições, que são 860 unidades, sobraram 620 testes. Esses vão ficar resguardados para serem realizados em profissionais de saúde, Instituição de Longa Permanência de Idosos e Forças Armadas.

Testes realizados no município para os pacientes suspeitos: até a última segunda-feira (13), dos testes comprados, foram utilizadas 2.300 unidades. Dos repassados pelo Estado, 423 unidades. Nas Instituições de Longa Permanência de Idosos, foram realizados mais 202 testes, dos repassados pelo Estado.

Testes realizados no município para os profissionais de saúde: 899 testes.

Testes assegurados para realização de testagem em massa no município: mil unidades, destas 403 foram utilizadas.

Ao fim, sobraram 6.717 dos adquiridos pela FMS, que serão utilizados para próximos casos suspeitos do município.