Covid-19: Governo Estadual recua e prorroga isolamento social

Foto: reprodução

Após ter anunciado um Plano Estratégico para a retomada da economia catarinense, o Governo do Estado resolveu prorrogar as medidas de isolamento social por mais sete dias; portanto, até o dia 07 de abril. A decisão foi tomada juntamente com os prefeitos das maiores cidades do Estado e os presidentes de 21 Associações de Municípios, em uma reunião na manhã deste domingo, 29.

Desta forma, permanecem suspensos todos os serviços não essenciais (Comércio em geral, academias, shoppings, bares, parques e casas noturnas) até o dia 07 de abril, podendo ser novamente prorrogado. Agências Bancárias e Casas Lotéricas vão abrir com uma série de restrições no atendimento.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, Carlos Moisés, a retomada gradual de alguns serviços não essenciais depende da preparação do sistema de saúde para a crise do coronavírus. Essa organização está condicionada à chegada de recursos e EPIs por parte do governo federal, além de equipamentos para leitos de UTI que foram comprados pela Secretaria de Estado da Saúde.

"Essa decisão está tomada, no sentido de colocar a vida em primeiro lugar em Santa Catarina. Haverá efeitos econômicos muito grandes? Sim, mas o Estado não pode se omitir em um momento como esse. É necessário um esforço extra de cada um para que possamos superar essas dificuldades. Precisamos da união de todos os entes públicos e contamos com o apoio dos prefeitos nesse momento", disse o governador aos prefeitos.

Ainda durante a reunião, o governador também afirmou que todas as medidas tomadas com relação à crise no estado, de agora em diante, serão discutidas previamente com esse grupo, para que haja uniformidade nas ações.

Casos de Covid-19 no Estado

Até ontem, sábado, 28, o Estado de Santa Catarina somava 184 casos confirmados do novo coronavírus. Na Amurel, sete cidades registraram casos confirmados, com 32 pessoas infectadas.

Tubarão: 08 casos confirmados;

Braço do Norte: 12 casos confirmados;

Gravatal: 03 casos confirmados;

Jaguaruna: 02 casos confirmados;

Imbituba: 05 casos confirmados;

São Ludgero: 01 caso confirmado;

Laguna: 01 caso confirmado;

Santa Catarina também já registrou uma morte em decorrência do vírus.

Atualização 18h do dia 29/03: O Governo do Estado confirmou no fim da tarde deste domingo, 29, que o número de infectados com o novo coronavírus saltou para 197 casos; 16 deles estão internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).