Descarte irregular de lixo volta a ser registrado em Tubarão

Foto: divulgação/PMT

Uma grande quantidade de lixo será recolhido nesta quinta-feira, 13, de uma marginal da BR 101, no bairro Morrotes, em Tubarão. O descarte foi realizado de forma irregular por pessoas ainda não identificadas.

Segundo o gerente de Serviços Públicos do município, Carlos Zamparetti, “É muito lixo e entulho para ter vindo em um veículo pequeno. Possivelmente, era carga de um caminhão. Infelizmente, temos que fazer o recolhimento, limpar a área e arcar com o prejuízo gerado pela ação de pessoas que não se importam com a cidade nem com o meio ambiente”, lamenta.

Não é de hoje que lixos são descartados em ruas ou terrenos baldios na cidade; frequentemente o departamento responsável por esse tipo de limpeza é acionado para novos registros. Recentemente a avenida Ageu Medeiros, que liga Tubarão à Laguna pela região da Madre, teve suas encostas limpas, no entanto, agora, está tomada de lixo novamente.

O lixo descartado irregularmente além de ser um atrativo para a proliferação de roedores e animais peçonhentos, também é crime. O artigo 54 da Lei nº 9.605 diz que causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, é considerado crime. A pena é reclusão, de um a quatro anos, e multa. Se o crime é culposo: pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Denuncie.