Dia “D” contra sarampo tem pouca adesão em Tubarão

Foto: Reprodução

Segundo a informação repassada pela Gerência de Saúde do município de Tubarão, apenas 236 jovens com idades entre 20 e 29 anos compareceram às salas de vacinação neste sábado, 30. O dia de hoje foi o encerramento da 2ª fase da Campanha de Imunização contra o sarampo no estado de Santa Catarina, onde as Unidades Básicas de Saúde (UBS) permaneceram abertas das 8h às 17h para imunizar, principalmente, jovens com essa faixa-etária.

A meta do município é que 95% da população seja imunizada, no entanto, a cidade atingiu apenas 85%. Segundo o Secretário de Saúde do Município, Daisson Trevisol, "Ações serão realizadas para alcançar essa parcela da população".

De acordo com a gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, Lia Coimbra, essa faixa etária é que mais contrai o vírus. “Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida. Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde”, esclarece.

O município disponibilizou todas as vacinas do Calendário Nacional neste sábado, 30, abrindo a aplicação para todas as idades.

Mesmo com o término da campanha, as UBS vão continuar oferecendo a dose.

A primeira fase da campanha aconteceu entre os dias 7 e 26 de outubro, onde crianças entre 6 meses e menores de 5 anos eram o alvo da vacina. Há época, 301 crianças foram imunizadas. Agora, faltam ainda 243 crianças para serem vacinadas na cidade.