Dois meses depois de inaugurada, ligação de energia é realizada em Unidade de Saúde de Jaguaruna

Foto: Portal Infosul

Pouco mais de dois meses após a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Encruzo, em Jaguaruna, a ligação de energia definitiva foi finalmente realizada nesta terça-feira, 20. O projeto da obra prevê que a edificação seja ligada a uma rede de distribuição de energia com medição trifásica, o que ainda não havia sido feito até então. Desde que foi aberto para o público, o fornecimento de energia se dava através de uma ligação monofásica “regular e cadastrada nos sistemas da Celesc”, como informou a Companhia.

A UBS do Encruzo foi inaugurada no dia 14 de agosto, mas a Prefeitura de Jaguaruna solicitou a ligação trifásica para a Celesc apenas três dias depois. A empresa providenciou o projeto e o orçamento do serviço e os entregou à administração municipal no dia 18 daquele mês. No dia 21 de agosto uma empreiteira contratada pela prefeitura realizou a obra de ampliação da rede de distribuição, conforme solicitado pela concessionária.

No entanto, a ligação definitiva dependia da regularização do padrão de entrada trifásico em conformidade com as Normas Técnicas vigentes. A partir da realização da obra, a Celesc realizou seis vistorias no padrão de entrada feito na UBS, sendo que somente na última inspeção ele foi aprovado e a ligação trifásica realizada.

Enquanto isso, os atendimentos com a dentista ficaram comprometidos durante esse período e não eram realizados na unidade, já que a cadeira odontológica e os equipamentos que a envolvem necessitam de ligação trifásica.

Como o Portal Infosul mostrou em agosto, a inauguração da Unidade Básica de Saúde do bairro Encruzo aconteceu sem que as instalações estivessem totalmente concluídas. A inauguração de obras incompletas desrespeita a Lei Municipal Nº 1808/2018 que proíbe esse tipo de ação quando uma construção não está pronta para o pleno uso a que se destinam. Dias antes do evento, o local onde a UBS funcionava foi desativado para realizar a mudança para a nova unidade e desde então alguns atendimentos ficaram comprometidos.