Educação: Santa Rosa de Lima tem a melhor média da Amurel no Ideb

Foto: reprodução/ilustrativa

Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Os dados apresentados mostram que os anos iniciais do ensino fundamental apresentaram leve crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Na região da Amurel, por exemplo, o município de Santa Rosa de Lima foi o que registrou o melhor desempenho nos anos iniciais – 4ª e 5ª série – com 7.4 de média. Em seguida, São Ludgero registrou 6.6 pontos, enquanto Rio Fortuna e São Martinho empataram na terceira posição com média de 6.6. Ambos os municípios atingiram a meta pré-estabelecida de 6.1; 5.9; 6.1 e 6.3, respectivamente.

“Só conseguimos chegar a este resultado em virtude da dedicação e empenho de todos os profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem”, afirma Schirlei Rodrigues Wiemes, Secretária de Educação de Santa Rosa de Lima. Segundo a profissional, desde 2017, época em que assumiu a pasta, o município tem investido nos profissionais do magistério, oferecendo cursos e acompanhamentos.

Além disso, Schirlei destaca que os alunos com dificuldade de aprendizado recebem acompanhamento pedagógico reforçado. “Acredito que o desempenho de nossas crianças como demonstra a nota do IDEB não é resultado de apenas uma ação, mas de uma série de fatores que parecem simples mas que juntos fizeram a diferença”, esclarece.

O pior desempenho da região foi registrado em Imaruí, onde a média foi de 5.1. Dados do Ideb apontam que a meta do município era atingir pontuação igual ou superior a 5.8.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Confira abaixo o desempenho dos anos iniciais de cada município da Amurel.

Os municípios com média ausente não atingiram o número de participantes suficiente ou não atenderam os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.*