Ei avante, ei avante: Hercílio Luz comemora 101 anos

Foto: divulgação

Quando se chega a marca de 100 anos de história é impossível não falar do passado para chegar ao presente e ter perspectivas do futuro. Neste domingo, 22 de dezembro de 2019, o Hercílio Luz Futebol Clube completa 101 anos. O clube que tem nome que faz referência ao Dr. Hercílio Luz, na época - 1918 - governador de Santa Catarina, segue sua história em Tubarão/SC. O objetivo inicial era promover entre seus associados à prática de esportes, principalmente o futebol. Contudo, em 1957 veio eu primeiro título: a taça de campeão do Sul do Estado. No ano seguinte triunfou o bicampeonato, que além de consolidar a equipe lhe proporcionou participar da primeira Taça Brasil e tornando-se assim o primeiro time catarinense a participar de um campeonato brasileiro. O clube centenário revelou ainda craques de bola, como por exemplo, Zenon de Sousa Farias. O meia campista em sua carreira vestiu a camisa de grandes clubes como Corinthians e Atlético-MG, e se consolidou com a camisa do Brasil.

Como nem só de glórias se vive uma história, a marcante enchente de 1974 destruiu significativamente parte do material do clube. Antes da enchente as coisas já não iam bem, já que em 1973 encerrou sua participação no Campeonato Catarinense. A enchente sacramentou uma crise econômica. O clube chegou a ficar desativado temporariamente. Porém, com muito suor, para que a história continuasse a ser escrita, o clube segue em atividade em busca de consolidação.

Nos últimos anos cativou novamente sua torcida, engajou com humildade campeonatos e segue com novos projetos. Neste sábado, uma festa foi realizada no Estádio Aníbal Torres Costa para comemorar o aniversário. Talvez seja uma das últimas naquele lugar. Particularmente já sinto nostalgia da saída do Aníbal Torres Costa do bairro Santo Antônio de Pádua. Meus avós tanto maternos quanto paternos moraram a vida toda na rua de trás do estádio e é impossível já não sentir nostalgia do movimento, dos fogos, dos gritos. Como sou dos anos 90, acompanhei com mais fidelidade o Tubarão Futebol Clube. O clássico entre Tubarão F.C e Criciúma era um dos jogos mais esperados: ficávamos todos na varanda observando toda movimentação. Agora, o clube se prepara para mudar de endereço e começar uma nova fase. Ontem o projeto do novo estádio foi apresentado. A ideia é iniciar a etapa de terraplanagem já no inicio de 2020 e concluir e aprovar os projetos hidráulicos e elétricos até o fim do primeiro semestre. O clube prevê estar no novo endereço a partir de dezembro de 2021. Assista o vídeo do projeto do novo estádio em nossas redes sociais.

Em relação a futebol, o leão do sul vai disputar a série B do Catarinense em 2020, visando o acesso à serie A. Deve ainda investir em sua categoria sub 20. Ainda no próximo ano, a escolinha de futebol Pequenos Leoninos vai abrir uma turma exclusiva para meninas. Os trabalhos não param no colorado. Parabéns pelo aniversário Hercílio Luz! ”Ei avante, ei avante!”