Eleições 2020: mais de 280 mil eleitores votam neste domingo na Amurel

Foto: reprodução

Por Joelson Cardoso

Neste domingo, 15, mais de 280 mil eleitores dos 18 municípios que integram a Amurel podem ir às urnas para escolher o novo prefeito e os vereadores de seus municípios. Na região são 62 candidatos ao chefe do executivo. Em nove cidades, os atuais prefeitos buscam a reeleição. Há ainda 1.233 postulantes ao legislativo municipal.

A votação teve início às 7h e termina às 17h. Esse ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, as seções eleitorais abriram uma hora mais cedo para evitar aglomerações. As três primeiras horas - das 7h às 10h - são preferenciais para os maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h, respeitando a preferência.

Na região são 916 urnas distribuídas em 267 locais de votação dos 18 municípios. O maior deles fica no Colégio São José, no centro de Tubarão, onde 5.588 eleitores são esperados. A Cidade Azul é também o maior colégio eleitoral da Amurel com 78.494 votantes. Confira os detalhes por cidade no mapa abaixo:

Clique aqui e confira a lista completa dos candidatos por cidade.

Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. O título não é obrigatório, mas ajuda a encontrar a seção eleitoral. A Justiça Eleitoral recomenda que, antes de sair de casa, a pessoa confirme o endereço de seu local de votação no site do TRE, já que em alguns casos houve mudanças. Outra dica é para que os eleitores preparem uma "colinha" com os nomes e números de seus candidatos para votar mais rápido.

ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS

Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório. Quem chegar com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar. Também será necessário manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.

A Justiça Eleitoral pede que, se possível, cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. Outra recomendação é que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes para o local de votação e cumpra seu dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.

Será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel, disponível na seção, antes e depois de votar, segundo as regras de conduta para as eleições. Também será fornecido álcool 70% para higienização das superfícies (incluindo mesas e cadeiras) e dos objetos (incluindo canetas) na seção eleitoral.

PASSO A PASSO DENTRO DA SEÇÃO

De acordo com a recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao entrar em sua respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário à distância, esticando os braços em direção a ele.

Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

APURAÇÃO

A expectativa dos cartórios eleitorais da região é que até às 20h deste domingo os resultados das eleições nos municípios da Amurel sejam concluídos. A partir das 17h, o Portal Infosul vai trazer o resultado final das apurações nas 18 cidades da região. Acompanhe no site, no Facebook e no Instagram.