Eleições 2020: “Não estamos buscando emprego, estamos querendo nos doar para a cidade de Tubarão”, afirma Marcos Brunato

Marcos Brunato, candidato a prefeito de Tubarão pelo PSDB, é o último entrevistado da série Eleições 2020 - Infosul. O tucano detalhou projetos desenvolvidos para a Cidade Azul, caso seja eleito. Segundo ele, o primeiro passo já foi mostrado ao eleitor: o não uso do fundo partidário. Para Brunato, "A cada dia que passa, cada visita, cada debate, tenho mais certeza do anseio pela mudança, por uma política diferente que respeite e dê voz ao cidadão tubaronense". Confira a entrevista completa.

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
PRFEITO: Marcos Brunato (PSDB)

VICE-PREFEITO: Cesário Rogério (PSDB)

Durante a pré-campanha, o senhor declarou que emprego, honestidade, renovação consciente, responsabilidade com o dinheiro público e boa relação com o judiciário seriam temas bastante discutidos em suas propostas. Quais observações têm para cada um desses pontos?

Todos esses pontos fazem parte do nosso projeto para Tubarão, votando no 45 e elegendo a chapa Marcos e Cesário, o tubaronense pode ter certeza que o saldo positivo de empregos voltará através de incentivos ao comércio e indústria da nossa cidade. No que diz respeito a responsabilidade com o dinheiro público, somos a única chapa que concorre a majoritária que não utilizará o fundão eleitoral, começando desde a campanha a respeitar o dinheiro do pagador de impostos. Na questão da relação com judiciário, não tenho medo da justiça, muito pelo contrário, tenho um excelente trânsito neste meio, na nossa administração as portas estarão sempre abertas. Somente com honestidade e todos esses pontos elencados podemos oferecer ao tubaronense uma verdadeira renovação, uma renovação consciente.

Até pouco tempo o PSDB era um dos partidos políticos mais fortes de Tubarão. Nomes que marcaram a história da cidade integravam a sigla que hoje tem o senhor como presidente. É evidente o declínio popular do PSDB. Na sua visão, o que aconteceu? Como pretende fazer para recuperar o prestígio que o Partido da Social Democracia Brasileira já teve?

O PSDB continua sendo forte em Tubarão, e é um dos partidos que possui mais filiados na nossa cidade. Não existe declínio, muito pelo contrário, existe uma reoxigenização do partido que vem sendo muito positiva no que diz respeito a estrutura do partido e as atuais candidaturas de majoritária e proporcional. Estamos de chapa pura por opção, isso mostra a força do partido que vai de encontro com as nossas propostas de enxugamento da máquina para valorização do cidadão tubaronense.

A indicação do seu nome para concorrer à prefeitura de Tubarão foi uma surpresa para vários seguidores do PSDB. Para o senhor, esse convite já era esperado? Foi planejado? Explique um pouco sobre esse novo passo dentro do partido.

Por aclamação à época o partido decidiu colocar o meu nome para encabeçar a chapa majoritária, após o convite consultei meus familiares, meu sócio, para poder dar continuidade nessa caminhada com mais tranquilidade, que até o momento vem com um saldo muito positivo. O trabalho vem sendo reconhecido pelo cidadão tubaronense e fico contente com isso.

O senhor é advogado formado, com atuação assídua em direito previdenciário. Sabe bem os direitos dos cidadãos e, com certeza, reconhece os privilégios que tem um político eleito. Desta forma, o senhor tem algum projeto que reduza ou acabe com esses privilégios? Comente.

Já fizemos o primeiro gesto contra privilégios, não utilizaremos o fundão eleitoral em nossa chapa, não é promessa, é um compromisso que já está sendo cumprido. Com certeza reduziremos a utilização de privilégios que existem hoje, caso o cidadão tubaronense escolher votar no 45 Marcos e Cesário, pode ter certeza, que não estamos procurando emprego de prefeito e vice, queremos nos doar para melhorar a qualidade de vida do contribuinte e trazer desenvolvimento para nossa cidade que tanto precisa.

A gestão de Carlos Stüpp ficou marcada pelas pavimentações em Tubarão. Qual marca gostaria de deixar caso o PSDB volte a governar a Cidade Azul?

O tubaronense pode ter certeza que a gestão Marcos e Cesário irá revolucionar a forma de administrar nossa cidade, baseada nos preceitos da gestão privada: transparência, eficiência e resultado. Iremos levar o desenvolvimento para todos os bairros, seja através de saúde, educação, infraestrutura e segurança.

Queremos deixar como marcas: a construção de um Centro Administrativo que unifique todas as repartições da administração pública municipal, a finalização da UPA 24h, a construção da ponte da Guarda, levar infraestrutura para o interior para melhor logística da nossa agricultura, revitalizar as praças municipais e a beira-rio, construir um parque municipal que possa atender o cidadão tubaronense no que diz respeito ao lazer. O eleitor pode ter certeza nós iremos cuidar do tubaronense como ele realmente merece.

Na primeira pesquisa eleitoral encomendada pelo jornal Diário do Sul e realizada pelo Instituto Mapa, o seu nome aparece na última colocação com apenas 4% da intenção de votos. O percentual é inferior ao total de votos branco/nulo (8%) ou os que não sabem ainda em quem vão votar (6%). Qual análise o senhor faz para ter um percentual tão baixo? Acredita que esse resultado será o mesmo das urnas?

Já virou praxe, as últimas eleições apontam “equívocos” bizarros em pesquisas. O apelo popular é quase inversamente proporcional ao resultado dessa pesquisa. Uma pena tamanha parcialidade. Soube que a pesquisa foi feita por telefone. Pode ser que tenham pego os contatos na agenda do gabinete da prefeitura. A cada dia que passa, cada visita, cada debate, tenho mais certeza do anseio pela mudança, por uma política diferente que respeite e dê voz ao cidadão tubaronense.

Recentemente o governador Carlos Moisés (PSL) foi afastado de suas funções em decorrência de um processo de impeachment. A falta de experiência política do comandante culminou em tal episódio. Em comum, o senhor também não possui experiência na Administração Pública. Como avalia essa característica?

Tenho experiência e obtive sucesso na gestão privada, tudo é gestão, seja ela militar, ambiental, pública ou privada, é somente um adjetivo. São diversos exemplos de experiência política que fracassaram, vide os 2 lockdowns que foram impostos na nossa cidade, acarretando um problema no que diz respeito as empresas e indústrias que fecharam ou tiveram seus faturamentos reduzidos de forma muito expressiva, tomando como exemplo Criciúma que não fez nenhum lockdown, e no final das contas conseguiu conciliar a saúde e economia. Tomo como exemplo positivo essa dita “falta de experiência política” o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que vem fazendo um excelente trabalho a frente do governo do estado mineiro. A chapa Marcos e Cesário com certeza é a mais preparada para revolucionar a forma de administrar Tubarão, retomar o desenvolvimento e trazer qualidade de vida para o contribuinte.

O Coletivo de Proteção Animal enviou uma carta a todos os prefeituráveis para saber o que cada um pensa em fazer pela causa. O que o seu Plano de Governo fala sobre esse tema?

Tratamos esse tema como saúde pública, tema este que até hoje nunca teve a sua devida importância no que diz respeito a administração pública da nossa cidade.

Eu, Marcos Brunato juntamente com meu vice Cesário, nos comprometemos com as seguintes ações para a causa animal junto ao Coletivo de Proteção Animal:

- Política de castração público-privada com clínicas veterinárias;

- Reestruturação da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Primeiramente, queremos ampliar o número de castrações através da parceria público-privada, diminuindo o valor da castração e possibilitando um maior número, mirando solucionar no longo prazo o problema dos animais de rua.

Além disso, tal castração ocorrerá com o devido auxílio das agentes comunitárias, identificando os animais não castrados daquela localidade, sendo encaminhados semanalmente até a clínica para a realização do procedimento e devolvidos posteriormente.

Ressalta-se que os animais sairão da clínica microchipados para uma futura identificação em caso de negligência com o bichinho.

Ainda, a identificação dos animais por bairro será possível já na matrícula escolar, sendo informado o número de animais residentes na casa da criança e a situação (castrados ou não), facilitando a identificação e manejo para a clínica veterinária.

Por fim, a reestruturação da Unidade de Vigilância do Zoonoses é uma das prioridades de nossa campanha. Com a reestruturação, atendimentos veterinários de baixa complexidade poderão ser realizados no local, facilitando o acesso a consultas veterinárias para pessoas carentes, cuidadores e animais errantes.

Infelizmente, por ter compromisso com a não reeleição caso eleito, não poderei desfrutar de na minha gestão enxergar todos os frutos que pretendo plantar na causa, mas pretendo sim, fazer o máximo por meio desses dois projetos para ajudar não somente os animais, mas também todos os cuidadores que por muitas vezes abrem mão de coisas para si, para atender as necessidades dos animais que cuidam.

É uma bandeira que temos, a chapa Marcos e Cesário é comprometida com o bem estar animal.

Pontue o que há de errado na atual gestão e exemplifique como você faria se prefeito fosse.

Reduziria o número de nomeações políticas, realizando assim uma economia para os cofres do munícipio. Revisaria todos os contratos, de aluguéis, de terceiros e demais prestadores de serviços, investiria também nos bairros periféricos, colocaria a educação básica infantil novamente dentro da meta do IDEB, que hoje se encontra bem abaixo da média.

Acredito que a atual gestão pecou no que diz respeito ao interior, foram 4 anos que a parte mais periférica da nossa cidade não teve a atenção merecida, caso o eleitor vote 45 pode ter certeza que o desenvolvimento chegará também no interior, com saúde, infraestrutura, segurança pública e educação.

Hoje não temos outra porta aberta 24h para atender o tubaronense, se não o HNSC, no governo Marcos e Cesário iremos finalizar a UPA 24h para ser outra porta aberta para melhor atender o cidadão. Hoje a prefeitura está despedaçada, uma secretaria, repartição ou fundação em cada canto da cidade, o contribuinte algumas vezes precisa fazer uma maratona para ter um pequeno problema resolvido, nós iremos construir um Centro Administrativo que irá contemplar todas as repartições em um só local, criar uma identificação com o tubaronense, uma casa.

Use esse espaço de maneira livre. Fale de suas propostas, se defenda de possíveis agressões, convença os leitores que o senhor seja o candidato ideal para comandar a cidade de Tubarão pelos próximos quatro anos.

Estamos em chapa pura para essa eleição, não teremos comprometimento com nenhum grupo político ou empresarial, o nosso compromisso é com o tubaronense, seja ele do centro da cidade ou da periferia, uma vez que todos são contribuintes. Juntamente com meu vice Cesário Rogerio, este que tem um vasto currículo tanto acadêmico quanto profissional , tenho certeza que somos a chapa mais preparada para revolucionar a forma de administrar o nosso município.

Peço ao cidadão tubaronense que nos acompanhe nas redes sociais, analise nossas propostas, nossas atitudes, cabe lembrar que desde já estamos tendo responsabilidade com o dinheiro público, uma vez que somos a única chapa majoritária que não utilizará o dito fundão eleitoral.

Não estamos buscando emprego de prefeito e vice-prefeito, estamos querendo nos doar para cidade de Tubarão, queremos 4 anos de trabalho intenso, não queremos reeleição. Por isso no terceiro domingo de novembro vote nos nossos vereadores que são os únicos que representam a renovação e vote 45 em Marcos e Cesário.

Observação: todas as respostas foram publicadas na íntegra, sem qualquer edição por parte do Portal Infosul.