Eleições 2020: “O PT é mais que um simples partido político e sim um partido de ideias”, afirma José Fontoura

José Fontoura, candidato a prefeito de Tubarão pelo PT, é o penúltimo entrevistado da série Eleições 2020 - Infosul. O petista falou um pouco de suas propostas para a Cidade Azul, além de comentar um pouco sobre as críticas ao governo de Olavio Falchetti, bem-estar animal, e iluminação pública. "O PT é mais que um simples partido político e sim um partido de ideias e que tem claro para quem tem que governar, o que as elites burguesas dessa país não aceita", destacou.

PARTIDO DOS TRABALHADORES - PT
PRFEITO: José Fontoura (PT)
VICE-PREFEITO: Arão Arcoverde (PT)

A opinião popular aponta o PT como o principal culpado pela situação em que o país se encontra atualmente. Como o senhor vê o Partido dos Trabalhadores e como lida com essa pressão do eleitor?

É importante deixar claro que essa é uma opinião plantada pela mídia como forma de interromper os governos populares do PT e que tiveram grande êxito. Temos claro que são percalços que encontraríamos pelo caminho, em que pese não imaginávamos serem tão violentos. O PT é Mais que um simples partido político e sim um partido de ideias e que tem claro para quem tem que governar, o que as elites burguesas dessa país não aceita. O PT hoje lidera pesquisas em grandes cidades do país e isso se dá porque as pessoas lembram que foram felizes com os governos do PT. Mais que nunca, a luta continua, pois uma ideia não se apaga.

O anúncio do seu nome como pré-candidato a prefeito foi uma surpresa. Muitos especulavam o nome do ex-prefeito Olavio Falchetti. Para o senhor também foi uma surpresa? Como foi esse convite e o aceite dele?

O nome do Olavio era uma unanimidade dentro do próprio PT, as que questões pessoais impediram a sua candidatura. A partir daí, a opção pelo nome foi, que teve a aprovação consensual do partido, passou a ser considerada. Diante desse cenário, a direção do partido me fez o convite e não precisei de mais de 5 minutos para aceitar. Fiquei muito honrado e ciente das minhas responsabilidades diante do cenário político atual. O que me deixa mais feliz foi que no mesmo instante que aceitei, tive de imediato o apoio do ex-prefeito Olavio, e isso me enche de orgulho. 

Falando em Olavio Falchetti, sua gestão foi marcada por vários erros devido a falta de experiência política. O senhor também não possui carreira na Administração Pública. Como não cometer estes mesmos erros?

Nesse item temos algumas divergências, pois considero o governo Olavio como um ótimo governo e referência para a nossa campanha. Além da experiência adquirida durante a gestão Olavio e Akilson, fui gerente na Eletrosul/Tractebel durante 30 anos, além de exercer atividades sindicais durante 6 anos, o que me ensinou e me qualificou como um negociador natos com trânsito em todas as esferas políticas de nosso município. Estou mais que qualificado em dar continuidades aos nossos inúmeros acertos, além de visão para melhorar em muitos outros aspectos. Sem contar os anos que dei aula e coordenei cursos técnicos de eletromecânica, as experiencias que tive fora do país entre outras atividades. 

Em vídeo divulgado em uma de suas redes sociais o senhor afirma que não explorará a pandemia do novo coronavírus para fazer campanha eleitoral. Explique um pouco melhor o que significa essa exploração.

Acho um absurdo explorar esse tema politicamente, como se essa pandemia, o isolamento social, o fechamento das atividades escolares e econômicas fosse uma decisão simples e não técnica. A Covid19 matou muita gente e continua matando e com vida não se brinca.

O que o senhor pretende fazer, caso seja eleito, para diminuir a desigualdade social no âmbito municipal, evidentemente?

Essa é a essência do nosso governo, isto é, governar para quem precisa de governos. Em outras palavras, governar dando prioridade aos excluídos e mais necessitados. A questão social no nosso governo vai ser prioridade 1, 2 e 3. Iremos aumentar o orçamento para enfrentarmos as demandas advindas da Covid.

Como ex-coordenador da Cosip, o que pode ser melhorado na iluminação pública de Tubarão?

Iremos substituir todas as lâmpadas de Tubarão por luminárias e Lâmpadas a Led, aumentado em 2,5 a 3 vezes a luminosidade de Tubarão. Isso será feito com recursos próprios e num prazo máximo de 3 anos. Eu deixei um projeto pronto na prefeitura, ou seja, tem dinheiro, tem projeto, só basta fazer.

Quais são as suas propostas para o bem-estar animal?

Uma das nossas prioridades. Termos uma Clínica Veterinária pública é um compromisso, assim como termos uma área ampla para acolhimento desses seres de Deus, com pessoas que gostem dos animais e com veterinário e adestramento será uma realidade. Termos formas de mantermos locais para alimentação e matar a sede dessas criaturas também será realidade.

Paulo Henrique Lúcio é o único representante do PT na Câmara de Vereadores. Como a sigla trabalha para reforçar o time no Legislativo tubaronense?

Fazendo uma campanha honesta, mostrando as nossas propostas e tentando conquistar o voto do eleitor, combatendo a tão odiosa compra de votos. Já elegemos prefeito, vice e vereadores sem comprar um único voto.

Pontue o que há de errado na atual gestão e exemplifique como você faria se prefeito fosse.

Entendo que o maior problema da atual gestão e o desperdício do dinheiro público, priorizando obras grandiosas e onerosa em contrapartida a obras mais baratas e de maior apego popular. Um exemplo é a ponte sobre o Rio Tubarão, que custará R$10,3 milhões e que terá 23,6m de largura. O problema é que esta ponte vai ligar uma rua de 9m de largura (Rua Pe Manoel da Nóbrega) a outra de 11m (Rua Uruguai). Isso é jogar dinheiro público pelo ralo. Com esse dinheiro teríamos feita a ponte no centro e a ponte na guarda.

Use esse espaço de maneira livre. Fale de suas propostas, se defenda de possíveis agressões, convença os leitores que o senhor seja o candidato ideal para comandar a cidade de Tubarão pelos próximos quatro anos.

A nossa diferença em como governar o município é a implantação de políticas públicas que podem e devem ser feitas em todos os segmentos e que consiste basicamente em políticas definidas por toda a sociedade, todos os partidos políticos e sociedade organizada, com duração de pelo menos 10 anos e que tenha metas a serem alcançadas bem definidas, assim como as estratégias necessárias para se alcançar essas metas. Um bom exemplo é retornar com o orçamento participativo, programa lançado pelo PT e a forma mais democrática de trabalhar o orçamento municipal. Esse programa inclusive foi incorporado nos programas de governo dos candidatos do PSDB (Marcos) e do PSL (Diego). Aliás, vi também o candidato Diego propondo uma cartilha para padronizar as calçadas em Tubarão. Essa cartilha já existe, feita pelo prefeito Olávio. O PT fez muito por essa cidade e deixou um legado. Fizemos um governo sério, honesto, sem corrupção. 

Observação: todas as respostas foram publicadas na íntegra, sem qualquer edição por parte do Portal Infosul.