Empréstimo Consignado gera dúvidas e reclamações no Procon

Em tempos de crise, uma das saídas que muitos brasileiros encontram são os chamados empréstimos consignados, modalidade de crédito oferecida por bancos e financeiras, com juros abaixo da cotação tradicional, uma vez que o pagamento das parcelas é feito diretamente através de descontos na conta ou benefício do cliente. No entanto, o Procon de Tubarão recebe diversos questionamentos e reclamações sobre a prática, e, em virtude disto, emitiu algumas orientações à população sobre este serviço.Quando se dispõe a realizar um empréstimo consignado, o cliente precisa levar em conta alguns passos a serem seguidos. São eles:

1. Pesquisar a melhor taxa de juros;
2. Antes de assinar o contrato, saiba o quanto você vai pagar até o final;
3. Leia atentamente o contrato e em caso de dúvida, não assine;
4. Não realize contratação de empréstimo por telefone;
5. O valor da prestação deve ser igual ao informado no contrato;
6. Em caso de quitação antecipada, exija a redução dos juros;
7. Ao contratar um empréstimo, você não é obrigado a aceitar outros produtos ou serviços
oferecidos, pois caracteriza venda casada;
8. O empréstimo realizado em casa ou por telefone possui o prazo de 07 dias para cancelamento;
9. Saiba que não existe pagamento de valor de entrada como garantia para aumentar SCORE;
10. Fique atento nos casos de refinanciamento de empréstimo, pois apesar da redução dos juros, a quantidade de parcelas aumenta e a dívida total fica ainda mais cara;
11. Em caso de contratação de empréstimo por cartão de crédito, solicite todas as informações, tais como o tipo de modalidade de contratação e os encargos que deverão ser pagos na próxima fatura, de modo que seja evitado o superendividamento.
Ainda assim, se você desconfia que caiu em um golpe, se você é aposentado ou pensionista, procure o INSS para registrar sua reclamação, bem como o Procon de Tubarão e também vá até a delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.